Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
21-09-2018 | 09:25
LUZERNA18/06/2018 às 10:00

Prefeitura de Luzerna lança projeto Idoso Amigo

Prefeitura de Luzerna lança projeto Idoso Amigo
Foto:Divulgação

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), juntamente com o Conselho Municipal do Idoso e Diretoria de Assistência Social, realizou ações comunitárias socioeducativas em razão do dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa. As atividades ocorreram na última sexta-feira (15).

A data foi instituída em 2006 pela Rede Internacional de Prevenção de Maus Tratos Contra Idosos (INPEA), em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. 

Pela manhã foi realizado um pedágio consciente com a participação de idosos dos grupos tradicionais, conselheiros de direitos dos idosos e usuários do CRAS, com a entrega de adesivos e folders para motoristas e pedestres que circulavam pela Avenida 16 de Fevereiro, bem como as pessoas foram orientadas sobre a importância de cuidar e proteger os idosos.

No período da tarde aconteceu na Câmara de Vereadores o lançamento do Projeto Social denominado “Idoso Amigo”. De acordo com a assistente social do CRAS, Joviane Colombelli, o projeto complementa as ações do serviço no domicílio para pessoas idosas e com deficiência do CRAS e tem como principal objetivo identificar idosos voluntários que possuam vivência comunitária, comunicativos e atuantes, para visitarem idosos em situação de isolamento em decorrência das limitações físicas ou doenças e que estejam em acompanhamento pelo CRAS, estimulando a convivência com público da mesma faixa etária, possibilitando troca de experiências e estabelecendo uma vinculação diferenciada.

Os trabalhados na apresentação do projeto no Legislativo foram coordenados pela assistente social Joviane Colombelli, pela psicóloga Silvia Miazzi Pereira e pela monitora social Leiza Regina Razera.  “Enfatizamos que a temática vem sendo trabalhada todo o mês de junho e o principal objetivo é prevenir situações de violência contra o idoso”, explica Colombelli.

Participaram do lançamento o prefeito Moisés Diersmann, o diretor de Assistência Social Matheus Geuster, e a presidente e o vice do Conselho Municipal do Idoso, Helga Mazzarino e Orlando Ludvig, entre outros.

Como funcionará o projeto?

- A equipe técnica do CRAS irá capacitar/preparar um grupo de, no mínimo, dez idosos para realizar atividades no domicílio dos idosos que estão em acompanhamento;

- Cada dupla de idosos amigos irá visitar mensalmente três idosos e terão todo o suporte e acompanhamento dos profissionais do CRAS;

-Serão realizados encontros de avaliação, trocas de experiências e informações com os idosos amigos;

- O idoso que tiver interesse em ser um idoso amigo deverá realizar o cadastro junto ao CRAS até o dia 29 de junho.

Dados
O município de Luzerna possui 5.705 habitantes (com base nas estimativas de dados de 2017 do IBGE) e, em virtude do aspecto populacional o censo nos mostra que há 809 idosos de 60 a 99 anos, representando 14,18% da população.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários
Publicidade
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui