Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
14-11-2018 | 12:19
EDUCAÇÃO23/06/2018 às 11:00

MEC atribui conceito 4 para o curso de Educação Física da Unoesc

MEC atribui conceito 4 para o curso de Educação Física da Unoesc
Foto:Escala vai de 1 a 5

A Unoesc é uma universidade atenta em oferecer formação de qualidade, bem como, atender os requisitos legais quanto ao ensino que oferece, e por isso, seus cursos são periodicamente avaliados por comissões ligadas à órgãos da Educação. E foi na visita realizada entre os dias 7 e 8 de junho, que o curso de Educação Física (Licenciatura) oferecido em Joaçaba, recebeu conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Dois professores fizeram parte da comissão avaliadora e analisaram cerca de 80 itens. Eles levaram em consideração quesitos ligados à organização didático pedagógica, corpo docente e infraestrutura do curso sendo que a atribuição do conceito geral 4, indica um perfil muito bom de qualidade, uma vez que, a escala vai de 1 a 5.

— Esse conceito demonstra que temos um curso de referência aqui no Meio-Oeste do estado e coroa o trabalho desenvolvido ao longo dos 16 anos de existência, primando pela qualidade e pela formação humana e comprometida dos alunos — comemorou a coordenadora do curso, professora Elisabeth Baretta.

Analisando as notas atribuídas aos quesitos individualmente, a coordenadora do curso ressalta que um dos destaques foi a infraestrutura, com parque esportivo amplo e bem estruturado, bibliografias importantes no acervo da biblioteca, salas de aula e outros espaços adequados quanto à acessibilidade.

— O contato com ambientes que incentivem às práticas pedagogias inclusivas, já na universidade, tem muita relevância para o acadêmico, pois ele vai se deparar muito com isso no momento da sua ação no mercado de trabalho —  comentou a professora.

A titulação dos professores que atuam no curso, as publicações, as atividades em congressos fora do país e a realização de atividades de mobilidade acadêmica, envolvendo tanto docentes como acadêmicos em práticas de intercâmbio, também foram bem vistas na avaliação. O curso possui ainda, professores como integrantes da diretoria e do Board da Rede Internacional de Motricidade Humana (IHMN), sendo: Secretário Geral, o professor doutor Rudy José Nodari Junior, a professora mestre Elisabeth Baretta como Coordenadora de Comunicação e a Chanceler, professora Mestre Gracielle Fin, o que contribui muito para a internacionalização das atividades. Outro destaque, foi a interação do curso com a comunidade com as atividades de extensão, organização de eventos esportivos como: festival de atletismo escolar, colônia de férias, corridas rústicas, pedais e caminhadas, Unoesc Abraça e Unoesc Esporte, além do intenso auxílio em atividades desenvolvidas pelas escolas da região.

A professora destacou ainda, o projeto pedagógico voltado à formação de professores, e a inserção dos acadêmicos junto às escolas da região em que estão inseridos, por meio de programas como o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Educação Superior para Desenvolvimento Regional (PROESDE- Licenciatura). E por fim, comentou sobre as parcerias com professores de outras áreas ou palestrantes externos que agregam à formação profissional dos alunos como o ocorrerá no "I Seminário Regional de Educação Física e promoção da Saúde: exercício físico e estilo de vida ativo" que é a próxima atividade a ser desenvolvida pelo curso, na semana que vem.

— Essas experiências ampliam o conhecimento dos estudantes na área da Educação física, tornando-os aptos para atuar significativamente na transformação da vida das pessoas e das crianças com que terão contato nas escolas. E é isso que o curso busca, aliar a formação teórica com a prática e formar profissionais comprometidos com a realidade regional —concluiu a professora.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui