Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 18/04/2024 | 08:42

Joaçaba

Joaçaba vacina quase 60% do público-alvo contra a Poliomielite

Publicado em 17/06/2013 ás16:50

Depois de pouco mais de uma semana do início da campanha da vacinação contra a Poliomielite, a cidade de Joaçaba já atingiu 59,17% da sua meta, que é de 95%. A previsão, da secretaria municipal de saúde é imunizar quase 1.500 crianças até sexta-feira, dia 21 de junho, data de encerramento da campanha.

Segundo informações do vice-prefeito e secretário de saúde Marcos Weiss, o maior movimento aconteceu no sábado, primeiro dia de vacinação, onde os postos de saúde ficaram abertos das 8h às 17h. Além disso, até o momento, a maior parte das crianças que receberam a imunização correspondem a faixa etária entre 2 e 3 anos. “Tenho certeza que vamos atingir a meta de vacinação até o final da campanha. Pedimos para que os pais levem as suas crianças até uma das oito unidades de saúde de Joaçaba que estão disponibilizando a vacina”, afirmou Marcos Weiss.

Devem ser vacinadas todas as crianças com seis meses até cinco anos de idade. É necessário que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação da criança, pois só poderão tomar as gotinhas da vacina oral (VOP) as que já receberam as duas doses da vacina injetável contra a pólio (VIP), aplicadas aos dois e aos quatro meses de idade. A vacina protege contra os três sorotipos da poliomielite - I, II e III

Saiba mais sobre a Poliomielite:

Mais conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença infecciosa viral aguda (causada pelo Poliovírus) e pode ser transmitida de pessoa a pessoa, principalmente pelas fezes e saliva. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também atinge adultos. O período de incubação varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias. 

A doença apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum. Eles são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe: febre, dor de garganta, náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarréia. Depois de contrair a poliomielite, o paciente perde a força muscular e os reflexos, além de diminuir a sensibilidade no membro atingido.

 

Fonte: Paulo Afonso

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X