Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 02:53

Joaçaba

Prefeitura de Joaçaba promove projeto com imigrantes haitianos

Publicado em 25/06/2018 ás18:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Após a catástrofe sofrida pelo Haiti em 2010, o Brasil passou a acolher imigrantes haitianos, que vieram para o país com o objetivo de buscar oportunidades de emprego e a possibilidade de proporcionar uma vida digna para seus familiares, deixados no seu país de origem.

Em razão disso, cotidianamente, profissionais que atuam nos serviços assistenciais, bem como as demais políticas públicas (saúde, educação, habitação, trabalho), realizam os atendimentos relacionados às demandas enfrentadas pelos imigrantes. Dentre elas, as mais evidenciadas são: as dificuldades com a comunicação (domínio da língua portuguesa); as diferenças culturais; as formas de organização familiar e modo de vida. Esses aspectos refletem diretamente na sociedade, na escola, no ambiente de trabalho e torna-se necessário pensar nestas problemáticas, enquanto atores fundamentais na busca pela igualdade de acesso aos direitos sociais.

Para amenizar essas dificuldades, no município de Joaçaba, através das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, em parceria com o SESC, SENAC, SENAI, SINE, CEJA, UNOESC, Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama, OAB, juntamente com o representante dos imigrantes (Jean Edouard Auguste), construíram um projeto, fortalecendo as atividades já existentes e incluindo novas ações com mais colaboradores, para que os desafios com os imigrantes sejam enfrentados.

O projeto, que teve início no dia 7 de junho, após ser apresentado a todos os parceiros e imigrantes, prevê o trabalho em oficinas quinzenais, sendo realizadas no CRAS, no período da tarde, das 14h às 16h30 horas, com possibilidade de rever horários, conforme a demanda dos imigrantes. Também está prevista a possibilidade de formação de uma Associação de Imigrantes para fortalecer o grupo e a sua autonomia na busca por suas demandas.

Para realizar as oficinas, será disponibilizado transporte dos imigrantes até o CRAS, com saída em frente a antiga rodoviária, no horário das 13h30 e no ponto de ônibus em frente ao Itaú às 13h40. Mais informações podem der obtidas no CRAS, através do telefone 3522-4548.

Fonte: Marivania Carvalho da Silva/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X