Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
14-11-2018 | 12:20
EDUCAÇÃO10/07/2018 às 11:30

Viagem encerra atividades de turma da Universidade da Terceira Idade

Viagem encerra atividades de turma da Universidade da Terceira Idade
Foto:Passeio de Maria Fumaça

De 5 a 7 de julho, a turma que concluiu a Pós-Uniti realizou uma viagem de estudos e turismo ao Rio Grande do Sul, nas cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Farroupilha. Para a coordenadora do curso, professora Marcia Restelatto, foi uma experiência maravilhosa e um passeio de muita troca de conhecimento, principalmente, para os alunos que são de descendência italiana.

As visitas iniciaram no dia 6 de julho, no período da manhã, na Tramontina, onde eles puderam vislumbrar peças requintadas e robôs que demostravam os produtos ofertados. Na sequência, foi realizado o passeio de Maria Fumaça, uma locomotiva alemã da década de 50, que percorre aproximadamente 23 km entre as cidades Carlos Barbosa e Bento Gonçalves. Segundo a coordenadora, a grande atração do passeio é a experiência que acontece dentro do trem e nas estações. Shows, encenações, degustações de vinho, espumante, suco de uva, muita música e animação.

Na ocasião, a aluna Cecilia Ivone Bittencourt Guerra fez um poema baseado no trajeto e no passeio, e o recitou para todo o público presente, enaltecendo a Unoesc, a Universidade da Terceira Idade (Uniti) e os demais turistas que ali estavam. Cecilia foi aplaudida pelo seu talento.

No período da tarde, os alunos visitaram o parque temático Epopeia Italiana, onde as emoções afloraram, cada um pode reviver como foi a vinda e o sofrimento dos descendentes italianos dentro de um navio e a incerteza do que encontrariam na chegada à América.

— Muitas lágrimas rolaram dos olhos de nossos alunos. Foi um momento de muito aprendizado. No final do trajeto fomos agraciados com os biscoitos e uma degustação de vinhos, sucos e espumantes finíssimos — contou a professora Marcia.

A turma seguiu para mais uma visita. Na vinícola Aurora, eles assistiram um vídeo e depois de conhecerem a estrutura da vinícola, foram recebidos para uma degustação de todos os produtos. O passeio continuou no Vale dos Vinhedos, onde observaram lindas paisagens, hotéis, vinícolas, cafés coloniais e uma fábrica de chocolates.

— No hotel, tínhamos a opção de tirar fotos com roupas e cenário típicos da Itália, vários aproveitaram o momento e se sentiram dentro desse país — comentou.

No dia 7 de julho, o grupo saiu cedo do hotel com destino aos Caminhos de Pedra, com paisagens de encantar a qualquer um, casas de pedras, restaurantes, além da Casa das Ovelhas com degustação de queijos. A 6 km do centro de Bento Gonçalves, o roteiro turístico Caminhos de Pedra resgata e preserva a cultura dos imigrantes italianos com suas casas de pedra, costumes e história.

O grupo também visitou uma propriedade com uma ervateira que ainda funciona com roda de água para a trituração da erva. Os alunos acompanharam todo o processo desde a colheita até o produto final, e degustaram uma cerveja de erva mate, além do delicioso chimarrão.

Outro ponto visitado foi a vinícola Strapazzon, um dos 12 pontos que recebem os turistas nos Caminhos de Pedra. Talvez, uma das casas mais cinematográficas e históricas da rota. Neste local, os alunos tiveram uma aula sobre toda a história desta família que ainda preserva as culturas de seus antecedentes, como os parreirais, pão na palha assado em fornos de pedra, salame, copa, vinhos, sucos, licores e espumantes.

A casa com pedras irregulares, antiga casa da família Strapazzon, é tão especial que já foi cenário de várias novelas da Globo – Além do Tempo, Água na Boca, Passione. No filme brasileiro “O Quatrilho”, famoso por ter sido indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1996, a propriedade era a casa de Patrícia Pillar, uma das protagonistas da trama.

A turma seguiu para o Santuário de Caravaggio, foi um momento para agradecer pela viagem e todas as bênçãos concedidas, e também pedir por alguma graça a ser alcançada.

— O lugar tem uma vista maravilhosa e uma energia muito boa — ressaltou.

A professora Marcia relatou que a volta para casa foi contagiante e alegre, com troca de depoimentos e muitas risadas entre os alunos, que agradeceram a oportunidade de conhecer e vivenciar momentos que nunca imaginavam.

— À empresa Zarpellon, mais uma vez, queremos dar os parabéns pela atenção, cuidado, carinho e profissionalismo que nos conduziram com muita segurança neste passeio. Nossos agradecimentos — finalizou a coordenadora.

Fonte: Dhébora Santiago/Assessoria de Imprensa

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui