Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 05:38

Esportes

Arrancadão de Jericos vai movimentar Iomerê neste domingo

Publicado em 17/07/2018 ás11:45

Edição de 2017 (Facto Imagens e Textos)

Foto: Edição de 2017 (Facto Imagens e Textos)

Iomerê recebe no próximo domingo (22), uma das competições mais inusitadas do país. Segundo a Comissão Central Organizadora das festividades, dezenas de veículos fabricados artesanalmente para servirem ao duro trabalho na roça prometem levantar a torcida na 9ª edição do Arrancadão de Jericos de Iomerê.

O evento, que inicia as 13 horas, integra a programação da tradicional Festa Julina do município que acontece de 20 a 22 de julho, com várias atrações nacionais e regionais. Junto com o Arrancadão de Jericos também acontecerá o show de Wheeling 86 com animação do DJ Julinho. “O Arrancadão é um evento único no Brasil, com estas características. Foi criado para valorizar um dos veículos mais utilizados pelos agricultores nas lidas diárias. Além disso, simboliza a categoria, que teve participação decisiva na criação do município de Iomerê”, explica o prefeito Luciano Paganini.

Muito difundido pela região, os jericos são veículos de fácil fabricação e que muitas vezes fazem o papel de tratores, plantações adentro. Cada modelo, geralmente fabricado pelo seu dono, reúne características muito próprias do serviço ao qual se presta. Eles contam com motor estacionário, geralmente a diesel e desenvolvem baixa velocidade (40 km/h), porque são direcionados à força. Apesar da baixa velocidade que os jericos desenvolvem, todas as medidas de segurança estão previstas no regulamento. “O capacete será recomendado, cada competidor vai correr de um lado da pista separada por canteiro e o público estará bem isolado”, garante Paganini. Como se não bastasse, a prova será realizada morro acima. “É para mostrar que eles são veículos de grande força”, acrescenta o prefeito. As corridas acontecerão com dois jericos, lado a lado, em frente à Igreja Matriz de Iomerê.

A competição, a exemplo dos anos anteriores, deverá reunir corredores de toda a região Meio-oeste. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas minutos antes da competição ou antecipadamente pelo telefone (49) 5339-6000. “Quem mora nas cidades interioranas sabe que os jericos estão presentes no cotidiano e não raro são o único meio de locomoção de muitas famílias. Por isso, mais uma vez resolvemos socializar esse veículo, através deste evento que já é um sucesso”, diz o prefeito que também coordena a Comissão Central Organizadora das festividades.

Disputas em três categorias

O Arrancadão de Jerico será dividido categorias distintas: um pistão, dois pistões e força livre. Cada competidor poderá participar em mais de uma categoria, desde que o veículo esteja condizente com o regulamento. Participam da competição veículos produzidos artesanalmente, protótipos com chassi de camioneta com modificações contendo no mínimo cambio, diferencial e carroceria traseira. A parte frontal poderá ser de estrutura tubular, com cobertura ou não, e o motor deverá obrigatoriamente estar localizado à frente do piloto.

Os corredores que forem vencendo são automaticamente classificados para as fases seguintes e todos receberão troféu de participação.  As provas acontecem na Avenida São Luiz, em frente à igreja Matriz de Iomerê. O público poderá acompanhar as provas em espaços paralelos à pista.

Fonte: Facto Imagens e Textos

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X