Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/03/2024 | 03:12

Polícia

Golpistas oferecem cancelamento de multas e emissão de CNHs

Publicado em 28/07/2018 ás11:00

Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

A Polícia Civil de Santa Catarina investiga um novo tipo de golpe praticado por criminosos que se passam por agentes do Detran. Através de contatos por mensagens no celular, os estelionatários oferecem serviços de cancelamentos de multas, carteiras de habilitação (CNHs) e venda de veículos que iriam à leilão.

As pessoas que caíram no golpe também serão investigadas pela Polícia Civil, que já recebeu várias denúncias. Por enquanto, nenhuma das vítimas informou que entregou dinheiro para os estelionatários no estado. O golpe é o mesmo que vem sendo aplicado em outros estados do país.

Como funciona o golpe

A pessoa recebe uma mensagem pelo whatsapp, de alguém que não conhece. Na mensagem, o golpista conversa como se estivesse enviando um recado para um suposto amigo com quem teria feito um esquema sigiloso. Ele diz que já retirou algumas multas do sistema, que tem carros baratíssimos desviados de leilões para negociar e ainda diz que consegue cadastrar carteiras de habilitação no sistema do Detran.

Um minuto depois, ele manda outra mensagem pedindo desculpas pelo engano. Segundo o especialista em Direito Digital, José Vitor Lopes, o criminoso faz esse "jogo" como uma isca.

"Com essa mensagem, ele quer dissimular o golpe, fazendo se passar por pessoa que tem acesso privilegiado, seja à lista de veículos que vão a leilão, ou mesmo acesso pra inserir um CNH no sistema do Detran", diz.

"A pessoa que cai nesse golpe está tão errada quanto o golpista, uma vez que ela buscou um meio ilícito para resolver seus problemas", finaliza o especialista.

O delegado responsável pelo caso, Daniel Ducon, comentou a investigação: "Já conversamos com o Detran e não foram identificados funcionários que teriam repassado essas mensagens. Então a gente trata como tentativa. São terceiros se passando por servidores do Detran e oferecendo esse tipo de serviço".

Fonte: G1/SC

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X