Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 21:27

Geral

Turma do Bem realiza atendimento odontológico gratuito

Publicado em 25/08/2018 ás11:00

Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Crianças e adolescentes de Joaçaba e Herval d' Oeste estão sendo cadastrados para receber atendimento odontológico por meio da Organização Não Governamental (ONG) Turma do Bem. A Turma do Bem conta com aproximadamente 17 mil profissionais voluntários em 14 países. A missão é simples, melhorar a saúde bucal de crianças e adolescentes por meio de campanhas educativas e ações de prevenção.

De acordo com a dentista Analu Buzanello, cadastrada na ONG neste ano e que atua como coordenadora na região meio oeste, os dentistas podem usar a profissão como meio de transformação social. "Os profissionais interessados em auxiliar nos atendimentos da Turma do Bem atendem em seus próprios consultórios crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos, que não tenham condições de arcar com um tratamento convencional".

"Atendimentos em ortodontia e endodontia tem maior demanda já que o objetivo é atender os pacientes prestes a entrar no mercado de trabalho, e que tenham boa aparência para conseguir o primeiro emprego", salienta Analu.

O cadastramento e triagem ocorre nas escolas e bairros carentes da região. Já o cadastramento dos profissionais interessados em fazer parte da Turma do Bem, pode ser feito por meio de cadastro no aplicativo Ismyli.

Hoje na região apenas um dentista está cadastrado e ativo para atender as demandas dos pacientes. O dentista fica responsável pelo acompanhamento da criança até ela completar 18 anos.

Como nasceu a Turma do Bem?

Em 1995, o Dr. Fábio Bibancos escreveu seu primeiro livro "Um sorriso feliz para seu filho (CLA Editora)", com foco na prevenção de problemas odontológicos. Por ocasião do lançamento do livro, ele foi convidado a realizar palestras em escolas particulares, e depois na rede pública.

Nas escolas públicas, as mães mostravam a situação bucal dos filhos, e a prevenção já não adiantava mais. Ele então resolveu unir 15 colegas e, juntos, passaram a atender gratuitamente alguns casos em seus consultórios. Assim surgiu a ideia que hoje se tornou a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o Dentista do Bem.

Em 2002, com o aumento significativo de dentistas, a TdB foi oficializada e recebeu a certificação do Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Quem quiser ajudar o projeto pode acessar o site http://www.turmadobem.org.br ou ainda entrar na página do Facebook da instituição. Nos dois locais há ferramentas para fazer contribuições.

Fonte: Nativa Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X