Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 11:07

Região

ONG Faunamiga comemora 10 anos de fundação

Publicado em 27/08/2018 ás11:28

Equipe de Capinzal

Foto: Equipe de Capinzal

A Associação de Proteção Animal e ambiental de Capinzal e região – Faunamiga foi fundada em 25 de agosto de 2008, através de um grupo de voluntários que se preocupava com a causa animal. O grupo iniciou as atividades com feiras de adoções e proteção aos animais que sofriam maus tratos por parte dos tutores. Em 2010, uma nova equipe assumiu a diretoria que vem se consolidando até os dias atuais com trabalho voluntário prestado nos munícipios de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis e Zortéa.  

Por toda a trajetória da ONG Faunamiga, foram realizados 04 mutirões de castrações no Loteamento e Parizotto e na Área de Lazer área central do município, considerando uma média de 120 animais (cães e gatos) castrados por evento, e além do mutirão foram mais de 500 animais encaminhados até hoje através de convênio entre a ONG (recursos públicos) e clínicas locais, totalizando mais de 1.000 cães e gatos esterilizados evitando reprodução indesejada. Através de estudos essas cirurgias preveniram mais de 10 mil novas crias por ano.

Dentre as atividades da Faunamiga, já foram realizadas 10 feirinhas de adoções, 11 edições de brechós beneficentes e 4 edições de venda de lanches com a intenção de arrecadar recursos e dar continuidade nas ações desenvolvidas. Todo o lucro é revertido para o custeio da ração animal e cirurgias praticadas nos animais resgatados e de famílias de baixa renda. A entidade não possui abrigo de animais, o que se torna a maior dificuldade enfrentada por parte dos voluntários. São priorizados resgates de animais como filhotes, idosos, doentes e atropelados que estão em risco eminente, esses são abrigados nas chamadas Casas de Apoio, casas estas de famílias com propriedade particular que sedem espaço para a recuperação dos animais até serem adotados por novos tutores. Atualmente, existem somente 10 casas de apoio que abrigam animais, chegando a abrigar 30 cães em uma única casa, o que super lota e acaba impedindo ajuda a novos animais.

A Associação possui sobre seus cuidados mais de 120 animais que recebem auxilio mensal como, ração (700 kilos/mês), cirurgias e toda assistência veterinária necessária, que geram despesas de R$ 4.000,00 mês, ques são custeadas através de doações de padrinhos e as ações que os voluntários promovem. Muitas vezes a dívida acumula por não conseguir custear o todo. Os munícios representados repassam recursos públicos somente para castrações, conforme projeto, e legalmente habilitados através de licitação. O recurso não é repassado para a Faunamiga e sim diretamente a clínica conveniada com o município.

Atualmente o grupo de Capinzal é formado por 9 voluntárias, que dedicam seu tempo para as ações da proteção animal, as voluntárias não são remuneradas e usam de seus carros particulares para transportar os animais que precisam de ajuda. Devido a parceria entre os municípios vizinhos a associação estendeu as atividades nos municípios de Zortéa e Lacerdópolis que possuem voluntários dos referidos municípios representando a causa e a sigla Faunamiga.

Ainda a entidade conta com total apoio da Policia Militar e Polícia Civil de Capinzal protegendo os animais de maus tratos e punindo quem pratica essa crueldade. São mais de 30 termos circunstâncias que foram executados em favor da causa animal.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X