Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 10:26

Eleições

Justiça Eleitoral emite nota sobre segurança da votação eletrônica

Publicado em 20/09/2018 ás13:30

Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Garantir a legitimidade do processo eleitoral é missão da Justiça Eleitoral. Buscamos fortalecer a democracia em todos os nossos atos e, ao perceber posicionamentos que tentam lançar dúvida sem fundamento sobre o processo de votação e apuração do resultado das eleições, é nosso dever prestar esclarecimentos.

A totalização do resultado da eleição acontece exclusivamente por meio da contagem de votos, que tem seus próprios mecanismos de auditoria, abertos à participação de todos os partidos e candidatos, e nas quais os eleitores são bem-vindos. A eleição eletrônica brasileira é segura, tem 22 anos de história, elegeu governantes de variados partidos, e teve sua confiabilidade comprovada em cada uma das investigações a respeito de questionamentos trazidos por partidos ou candidatos.

A assinatura no caderno de votação é obrigatória para os eleitores que ainda não têm biometria na urna, e – para permitir a atuação dos mesários e dos fiscais de todos os partidos, presentes às seções eleitorais - sempre poderá ser confrontada com a que consta no documento oficial apresentado para comprovar sua identidade.

Os mesários recebem orientações quanto aos procedimentos a serem observados para manter a ordem na Seção e registrar, para o devido tratamento, as ocorrências que se verificarem durante os trabalhos da Seção Eleitoral, e para comunicar ao Juiz Eleitoral as ocorrências cujas soluções dele dependerem.

Desembargador Ricardo Roesler

Presidente do TRESC

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X