Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 17:32

Educação

Editora Alemã publica pesquisas de diplomados em Psicologia

Publicado em 04/10/2018 ás15:00

Capas dos Livros

Foto: Capas dos Livros

As pesquisas que embasaram os Trabalhos de conclusão de Curso (TCCs) dos agora psicólogos, Pricila Tobias e João Tomaz dos Santos Neto não só serviram para que conseguissem alcançar a nota necessária para serem aprovados na graduação como renderam outros frutos. Os assuntos trabalhados despertaram a atenção da Editora Alemã Novas Edições Acadêmicas e foram transformados em livros.

Pricila abordou o luto de torcedores da Chapecoense diante da Tragédia aérea ocorrida no final de 2016 e o livro ganhou o nome “ Luto Coletivo: quando uma torcida perde seus heróis”. A pesquisa foi desenvolvida com a orientação da professora Jorgiana Baú Mena Barreto.

— O luto se manifesta com particularidades individuais, mas ganha proporção coletiva em casos de desastres e muitos campos da ciência principalmente da área de psicologia das emergências e desastres estão pesquisando os impactos psicológicos decorrentes —  comentou a psicóloga.

Já, a pesquisa realizada por João e orientada pela professora Scheila Beatriz Sehnem deu origem ao livro intitulado como “População LGBT – Violência e Resiliência. O trabalho levou em conta  que atualmente, a sociedade discute as questões identitárias e sexuais e com isso, surgem diferentes formas de compreensão e reação social, sendo uma delas, a violência na qual muitos da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e Travestis) enfrenta, cotidianamente.

— O objetivo é traçar o perfil sociodemográfico de um grupo de LGBTs, identificar quais os tipos de violência sofrida por eles, resgatando as reações cognitivas e comportamentais diante das manifestações de violência vivenciadas —  comenta João.

As professoras destacam que tanto a Pricila como o João, enquanto foram bolsistas/pesquisadores do CNPq, vinculados ao programa de Mestrado tendo a vertente da pesquisa muito presente em sua formação, aspecto esse que é bastante fomentado no curso juntamente com os pilares do ensino e da extensão.

— Publicações como essa vem para coroar a dedicação dos alunos e o trabalho do colegiado — afirmou a professora Scheila.

Além do reconhecimento pessoal, outro ponto de destaque, segundo a professora Jorgiana, diz respeito a contribuição literária gerada com a publicação de ambos os livros.

— Os dois temas são extremante atuais e que não possuem muitas publicações do tipo. Assim sendo são dois novos materiais disponíveis e que vão fomentar e embasar novas pesquisas — concluiu Jorgiana.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X