Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 13:29

Joaçaba

Hust recebe doação de equipamento para tratamento do câncer

Publicado em 08/11/2018 ás16:30

Divulgação

Foto: Divulgação

O Hospital Universitário Santa Terezinha recebeu na última terça-feira, 6 de novembro, a doação de um aparelho de laserterapia de baixa potência do Lions Clube Joaçaba Cruzeiro. O aparelho será utilizado pelo curso de Odontologia da Unoesc para beneficiar o paciente do setor de oncologia.

De acordo com o professor de Odontologia, Acir José Dirschnabel, a laserterapia é usada principalmente no decorrer do tratamento do paciente, pois trata e previne umas das principais complicações da quimioterapia, a mucosite bucal, que causa infecções e feridas na boca, e impedem o paciente de se alimentar, provocam dor durante a mastigação, deglutição e fala.

— A perspectiva desse trabalho de prevenção e cura é ajudar, principalmente, o paciente que se trata aqui no HUST, capacitar o aluno da odontologia, ou seja, educar e trazer uma inovação para o curso, e fortalecer a parceria social que Lions Clube Joaçaba Cruzeiro exerce na comunidade— enfatiza o professor.

O diretor geral do Hust, professor Alciomar Antonio Marin, agradeceu ao Lions, e ao curso de Odontologia pela inciativa e comprometimento com o hospital e com a comunidade.

— A parceria entre essas três instituições tem um valor importantíssimo, sabemos que hoje o Hust é referência em alta complexidade em oncologia e procuramos de todas as formas agregar valor e cuidado para melhor atender nossos pacientes — enfatizou o diretor.

Marin ainda relembrou que o Lions já fez uma doação significativa de vinte camas, que estão na ala Sistema Único de Saúde (SUS) e possibilitaram maior conforto e humanização para aqueles que utilizam os serviços do hospital.

De acordo com a presidente do Lions Clube Joaçaba Cruzeiro, Edicleia Detoni Spolti, um dos principais objetivos do Lions é ajudar e promover qualidade de vida para as pessoas mais necessitadas, neste caso principalmente os pacientes oncológicos adulto e infantil, e essa doação é parte desse trabalho social que o clube se propõe. 

— Esse aparelho tem a finalidade de ajudar quem faz quimioterapia pelo SUS, e dessa forma possam ter gratuitamente, acesso a um tratamento de qualidade— explica a presidente.

A Coordenadora de pesquisa e extensão do curso de odontologia da Unoesc Joaçaba, Lea Maria Franceschi Dallanora, reiterou que o pedido desse aparelho partiu de uma iniciativa do curso de Odontologia, e que só foi possível graças à parceria e a disponibilidade em ajudar, do Lions Clube Cruzeiro Joaçaba.

— A parceria entre o curso de Odontologia da Unoesc e Hust é fundamental para a formação dos alunos e para o atendimento melhora da qualidade de vida dos pacientes — afirmou a coordenadora do curso de Odontologia, Bruna De Dea.

Fonte: Adriano França/Assessoria de Imprensa Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X