Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 03:27

Educação

Funoesc comemora 50 anos de história e conquistas

Publicado em 23/11/2018 ás14:00

Inauguração da estátua “Povo culto, professor valorizado”

Foto: Inauguração da estátua “Povo culto, professor valorizado”

A noite de 22 de novembro foi de celebração para a Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc). Na ocasião foi realizada a comemoração alusiva aos 50 anos de sua criação, uma trajetória de desafios e muito trabalho, que há 50 anos impacta diretamente no desenvolvimento da região Meio-Oeste e Oeste catarinense. A cerimônia, realizada no Auditório Afonso Dresch, no Campus 1 da Unoesc Joaçaba, contou com a presença de dirigentes, colaboradores das instituições mantidas, autoridades municipais e educacionais, convidados e imprensa.

A solenidade teve a presença do coral da Universidade e foi marcada por saudosas memórias e atos, como a obliteração do selo comemorativo, o lançamento do livro do cinquentenário da Fundação e o pronunciamento das autoridades. Na oportunidade também foram prestadas homenagens ao diplomado do primeiro Curso de Administração da Unoesc e ex-prefeito de Joaçaba, Raul Furlan, o qual recebeu a medalha de Mérito Estudantil; ao presidente da Big Band Carlos Gomes, Rui Cesar Leher, com a medalha de Mérito Cultural; à professora Salete Vissotto e aos professores Sadi Zago, Adgar Zeferino Bittencourt e Luiz Carlos Lückmann, além do Procurador Jurídico da Unoesc, com medalhas de Mérito Universitário.

— A homenagem foi um belo gesto do Conselho Universitário e se traduz em gratidão pela Funoesc fazer jus ao trabalho e pela dedicação de todos os professores, funcionários e comunidade externa envolvidos na história da Fundação — afirmou o professor Luiz Carlos Lückmann, representando os homenageados.

Outro momento importante foi o fechamento de uma cápsula do tempo, na qual, como forma de registrar a história da Funoesc e levar para o futuro um pouco dos acontecimentos contemporâneos, foram depositados documentos, fotografias, cartas escritas pelos dirigentes e outros itens de relevância histórica. A cápsula foi depositada na base da estátua intitulada “Povo culto, professor valorizado”, doada pelo escultor Paulo Dozza, que se encontra em frente ao espaço de convivência do Campus 1 da Unoesc Joaçaba e também foi inaugurada durante a cerimônia.

Atualmente, a Funoesc é mantenedora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), presente nos Municípios de Campos Novos, Capinzal, Chapecó, Joaçaba, Maravilha, São José do Cedro, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê, do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), do Colégio Expressivo (Xanxerê) e do Colégio Superação (Videira).

A grandiosidade da Funoesc está representada principalmente pela qualidade, desde o ensino básico até o doutorado e nos atendimentos assistenciais que variam desde procedimentos simples até de alta complexidade. Além disso, sua identidade comunitária se reflete nas ações que desenvolve nas áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, Tecnológica, Ambiental, Cultural e de Lazer.

— O objetivo da criação de uma Fundação Universitária na nossa região fez com que pudéssemos implantar uma instituição que hoje nos orgulha. No começo tudo foi muito difícil, mas tivemos um grupo de educadores e lideranças que persistiram. Chegamos a esse cinquentenário formando aproximadamente 50 mil profissionais no Oeste de Santa Catarina, por meio da Unoesc — afirmou o reitor da Unoesc, Professor Aristides Cimadon.

A Funoesc também se consolida na área da Saúde, com o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), que além de prestar atendimento médico-hospitalar de alta qualidade, atua de forma decisiva na transformação da realidade social dos seus pacientes e promove o ensino e pesquisa se destacando como uma das mais importantes instituições de saúde da nossa região.

— É notório tudo que a Fundação fez para o desenvolvimento dos locais em que está inserida, e esse é o momento de refletir no que foi realizado até aqui. Esperamos que essa comemoração motive a vislumbrarmos um futuro ainda melhor para nossa comunidade — reiterou o diretor do HUST, Professor Alciomar Antônio Marin.

E tendo em vista o fato de a Funoesc ter sido propulsora de tantas conquistas, de acordo com o presidente da Fundação, professor Genesio Téo, o sentimento é de gratidão aos pioneiros e a todos que se empenharam para que se tornasse o que ela é hoje.

— Além dos homenageados, evidentemente temos aqueles anônimos que talvez não sejam mencionados, mas sabemos da contribuição que prestaram. Para os próximos anos, temos como desafio o equilíbrio para enfrentar as grandes mudanças que vêm a todo momento. Precisamos acompanhar a inovação que a cada dia está presente e, nesse aspecto, o ensino superior, de fato, precisa estar na vanguarda — concluiu o Presidente da Funoesc, Genesio Téo.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X