Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 18/04/2024 | 21:21

Geral

Bombeiros do Batalhão de Joaçaba já estão em Brumadinho

Publicado em 13/02/2019 ás10:00

Bombeiros/Divulgação

Foto: Bombeiros/Divulgação

Bombeiros do 11º Batalhão de Joaçaba chegaram a Brumadinho/MG na noite desta terça-feira (12) para compor a Força-Tarefa nas buscas por vítimas. A equipe se juntou aos militares do 5º Batalhão de Lages, 3º Batalhão de Blumenau e do 14º Batalhão de Xanxerê.

Desde o dia 30 de janeiro, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, compostas por bombeiros militares, binômios (cães de busca e resgate e tutor bombeiro militar), além de equipamentos específicos, seguem em revezamento nos trabalhos.

Os bombeiros militares catarinenses estão sendo empregados para intervenção em áreas deslizadas, atividade que demanda mais técnica, estratégia, além de muito treinamento. Santa Catarina possui 14 equipes estruturadas e prontas para atuar com equipamentos e métodos específicos. A corporação é referência internacional na atividade e frequentemente é acionada para resposta a eventos críticos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o emprego dessas equipes não prejudica o atendimento em Santa Catarina, que segue normalizado, tanto nas ocorrências, quanto na Operação Veraneio.

Sobre a busca com cães

Até o momento seis cães, da raça Labrador, foram empregados em Minas Gerais. Nesta terceira equipe, a cadela Zaara será conduzida pelo tutor cabo de Souza. A escolha pelos Labradores é por conta do olfato, além do temperamento dócil, entre outros fatores. O treinamento dos animais é feito exclusivamente com feedback positivo, sem nenhum maltrato ao animal e as buscas com o cão assegura que a equipe de intervenção na área deslizada realizará os procedimentos de extração de uma vítima no local correto.

Militares que compõem a terceira Força-Tarefa

Tenente Coronel BM Walter Parizotto

Cabo BM Anselmo Cardoso Filho

1º Tenente BM Rubens José Babel Junior

1º Tenente BM Diego Medeiros Franz

2º Sargento BM Neodir G. Lohmann

Cabo BM Giovane José Giacomini

Cabo BM Carlos Alexandre de Souza

Soldado BM Diego Moreira

Soldado BM Cheine Carnieletto

Soldado BM André Fortuna F. de Souza

Soldado BM Robson Diego Rodrigues

Soldado BM Valmir Roberto Martins Júnior

Cão: Zaara

Fonte: Centro de Comunicação Social - CBMSC

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X