Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 25/04/2024 | 21:18

Joaçaba

Unoesc repassa terreno para implantação do Polo Tecnológico de Inovação

Publicado em 09/07/2013 ás17:21

Assinatura do termo: reitor Aristides Cimadon, Genésio Téo (Funoesc), prefeito Rafael Laske e seu vice Marcos weiss

Foto: Assinatura do termo: reitor Aristides Cimadon, Genésio Téo (Funoesc), prefeito Rafael Laske e seu vice Marcos weiss

A prefeitura de Joaçaba recebeu da Universidade do Oeste de Santa Catarina um terreno de 10.000m² para a implantação do Polo de Inovação Tecnológico. O termo de doação foi assinado na tarde desta terça-feira (09) no gabinete do prefeito Rafael Laske com a presença de dirigentes da instituição, Acioc, secretários e vereadores. Joaçaba está entre as 10 cidades contempladas pelo governo do estado com o centro de pesquisa do projeto Rede Catarinense de Inovação. Como contrapartida o município estaria repassando um terreno nas proximidades do Presídio Regional que ficaria distante da universidade, motivo pelo qual a instituição propôs a parceria e repassou este terreno localizado no Campus I.

“As empresas vão nascer em um ambiente de conhecimento e inovação” destacou professor Ricardo Antonello, responsável pela Pré-incubadora da Unoesc. “Juntamente com a incubadora tecnológica de Luzerna já realizamos uma das missões do Polo, que é gerar novos empreendimentos inovadores” acrescentou. Segundo Antonello, com o Polo serão criadas outras estruturas administrativas e centros de inteligência para acelerar ainda mais o processo para criar novas empresas inovadoras e ajudar as empresas que estão constituídas na região a desenvolverem produtos e serviços inovadores.

O secretário de administração e finanças Celso Felipe Bordin, destacou que o Polo vai fomentar economia inteligente para a região com a produção de produtos agregados, e atribuiu a conquista ao prefeito Rafael Laske, que com seu bom relacionamento com o governo do estado conseguiu incluir Joaçaba no projeto.

Para o reitor da Unoesc Aristides Cimadon, nenhuma região, estado ou país se desenvolve sendo produtor de matéria-prima. “Os grandes produtores de matéria-prima são muito pobres porque não tem condições de agregar valores para melhoria das condições de seus produtos, como é o caso do Brasil que é um grande produtor, com maior PIB do mundo, mas com uma população extremante pobre, tecnologia precária, condições de desenvolvimento difíceis, infraestrutura medíocre e assim por diante” observou ao ressaltar a importância da pesquisa e inovação. “É preciso criar condições para que possamos agregar tecnologia, inovação e valores para que não sejamos dependentes da tecnologia comprada de outros países”, ressaltou. De acordo com Cimadon, assim como acontece em todo mundo, o Polo terá condições de abrigar projetos para a produção de novos produtos e com novas indústrias capazes de desenvolver produtos com valores agregados, sejam eles relacionados à agroindústria, que é o carro-chefe da economia do oeste do estado, como da grande tecnologia da pesquisa científica e do estudo dos grandes problemas para que sejam apontadas soluções.

O prefeito Rafael Laske agradeceu a parceria da Unoesc e admitiu que no início de sua primeira administração estava na contramão do processo. “Pensava em executar obras e mostrar serviço. Quando me falavam em inovação me parecia algo distante até que me inteirei e comecei a brigar pelo projeto”, lembrou. “Florianópolis tem na pesquisa e inovação a maior arrecadação, e é isso que temos que buscar para crescermos sem poluição e sem despender investimentos em grandes empresas” destacou o prefeito.

Agora o município vai repassar o terreno ao governo do estado para celebrar o convênio e logo em seguida inicia o processo licitatório para a escolha da empresa que vai executar a obra. Devido a esta tramitação legal, a construção do Polo Tecnológico deve iniciar no próximo ano. Serão investidos cerca de R$ 3 milhões do governo do estado.

 

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X