Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 24/04/2024 | 22:19

Joaçaba

Joaçaba lidera oferta de médicos pelo SUS em Santa Catarina

Publicado em 10/07/2013 ás17:22

Vice-prefeito e secretário de saúde Marcos Weiss

Foto: Vice-prefeito e secretário de saúde Marcos Weiss

Um levantamento realizado pelo jornal Diário Catarinense foi divulgado nesta quarta-feira, (10), apontando que 80% dos municípios catarinenses possuem menos de um médico para cada grupo de mil pessoas. O índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de um profissional por mil habitantes. Segundo os últimos dados do sistema DataSUS, do ano de 2011, apenas quatro cidades catarinenses apreesentam mais de 2,5 profissionais por grupo de mil habitantes, sendo elas: Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau e Joaçaba.

Na contramão das 235 cidades de Santa Catarina que tem menos médicos do que o recomendado, Joaçaba novamente se consolida como polo no setor da saúde, já que segundo os dados é o município catarinense que tem proporcionalmente o maior índice do estado, sendo 4,4 médicos para cada grupo de mil habitantes, o que representa mais do que o dobro do indicado. Das dez cidades mais populosas de Santa Catarina, Florianópolis apresenta 4,30 médicos por cada grupo de mil pessoas, Blumenau 2,79 e Joinville 1,85. Chapecó, cidade do oeste catarinense apresenta 2,07.

Em Joaçaba, são cerca de 130 profissionais que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde), através da secretaria de saúde do município, HUST (Hospital Universitário Santa Terezinha) e AMU (Ambulatório Médico Universitário).  

Planejamento da secretaria de saúde para 2013

Mesmo estando em um índice muito acima dos demais municípios de Santa Catarina, a secretária de saúde, através do secretário e vice-prefeito Marcos Weiss, tem o objetivo de contratar mais médicos até o final de 2013. “A situação está boa, e vai melhorar. Atualmente temos a cobertura de 100% do município nas Estratégicas Saúde da Família (ESF’s), cobertura que já é proporcionalmente a maior do estado”, disse Weiss.

A Prefeitura Municipal já tem a aprovação da Câmara de Vereadores para aumentar o número de médicos. A partir do segundo semestre deste ano, a intenção do prefeito Rafael Laske e do vice Marcos Weiss é contratar mais três profissionais, e assim melhorar ainda mais a qualidade de atendimento na área da saúde no município. 

Fonte: Paulo Afonso

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X