Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
22-07-2019 | 09:44
JOAÇABA10/07/2013 às 19:33

De volta à sala de aula

Aulas da Universidade da Terceira Idade iniciam dia 31
De volta à sala de aula
Foto:Ansiedade em retomar os estudos

Expectativa e um pouco de ansiedade, algo normal ao chegar ao Campus, ambiente novo que vai passar a fazer parte da rotina. Na sala de aula, uma tendência natural em sentar próximo a quem já conhece, mas uma curiosidade enorme em descobrir as pessoas por trás dos rostos ainda desconhecidos, saber seus nomes, onde moram, o que gostam de fazer...

Sim, esta matéria fala do primeiro dia em uma universidade. E não, as fotografias não estão trocadas, nem foram colocadas aí por engano. No lugar de adolescentes, este primeiro dia era para pessoas que já viveram sua juventude, viram seus filhos crescerem e a vida acontecer. Trata-se do primeiro encontro da Universidade da Terceira Idade (Uniti), iniciativa da Unoesc Joaçaba voltada a pessoas com mais 55 anos que durante três semestres terão encontros semanais para aprender e se divertir.

As aulas começam no dia 31 de julho, mas nesta quarta-feira os inscritos, quase 60, se reuniram para receber informações e tirar dúvidas. Eles foram recebidos pela diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba, Jéssica Romeiro Mota, pelos colaboradores dessa Diretoria e pelos professores Eduardo Luiz Stapait e Lorena Zanellato Marques, que coordenam as atividades do curso.

Qualidade de vida

O clima alegre da tarde já deu uma ideia de como serão as aulas. O compromisso dos alunos será em adquirir e compartilhar conhecimentos sobre assuntos relacionados ao cotidiano e à qualidade de vida, como relacionamento familiar entre gerações, direitos e deveres do cidadão, alimentação saudável, geografia de Santa Catarina e brasileira, história do Oeste de Santa Catarina, religiões do mundo e noções básicas de política. Nos três semestres, o curso também terá carga horária disponível para aulas e práticas de artes e de informática, atividade física e viagens.

– Queremos que este seja um ambiente agradável e de lazer para todos – comentou a diretora de pesquisa.

Ela também observou que a tarde desta quarta-feira era um momento muito feliz para a equipe envolvida no curso de extensão e também para a Unoesc.

– Percebemos que a Universidade pode fazer mais, estar mais perto da comunidade. Muitos de vocês já foram nossos alunos, talvez seus filhos ou netos também tenham sido ou ainda sejam. E é bom ver que podemos ter toda a família aqui – disse.

Amizade e reencontro

Mais do que um espaço para aprender, a Universidade da Terceira Idade é um ambiente de convivência e interação para seus alunos, na maioria pessoas aposentadas que pela idade já não encontram muitas opções lazer e atividades sociais. É também um ambiente para fazer e resgatar amizades, como é o caso das amigas Edite Lamin e Isolda Roglio, que se reencontraram depois de quase 40 anos.

As duas foram colegas no ensino médio, ainda na década de 1970 no Colégio Celso Ramos, e desde então não se viam, embora Edite more em Herval d’Oeste e Isolda em Joaçaba.

– Ela nem me conheceu – brinca Edite, enquanto conversava sorridente com a velha amiga.

Ambas esperavam com expectativa pelo início do curso, cujas aulas serão o único compromisso da semana fora de suas casas.

– Achei ótimo. Esperava com ansiedade – responde Isolda quando indagada sobre o que achou do primeiro dia e da proposta da Uniti.

– Além de adquirir conhecimento, vamos ter um dia de lazer – completa a amiga Edite.

Projetos consolidados

A Unoesc já possui projetos semelhantes nas unidades de Capinzal e Chapecó. Em Capinzal, um projeto que também é denominado de Universidade da Terceira Idade é desenvolvido desde 2006 com idosos de Capinzal, Ouro e Zortéia, por meio de uma parceria entre a Unoesc e as prefeituras dos três municípios. Em Chapecó, a iniciativa também envolve o poder público e já está na segunda edição.

 

Fonte: Bruna Santos de Andrade/Unoesc

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui