Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 01:10

Herval d' Oeste

Hervalense repassa conhecimentos a produtores da África

Publicado em 27/02/2019 ás11:30

Divulgação

Foto: Divulgação

O produtor de aves hervalense, Armindo Lunardelli, participou da sessão da Câmara de Vereadores na noite da segunda-feira (25) para relatar sua experiência sobre as duas vezes que esteve na África, onde repassou conhecimento aos produtores de Nampula,em Moçambique, sobre a criação de frangos. O convite foi feito pelo presidente do Poder Legislativo de Herval d´Oeste, Adelar José Provenci (Kiko).

Lunardelli, que foi selecionado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) pela excelência na produção de frangos, apresentou fotos da viagem e relatou a missão que foi totalmente custeada por uma Associação Humanitária da Alemanha.

“Os africanos não queriam um técnico para ensiná-los, mas sim um produtor. Estive lá por duas vezes, em 2009 e 2010, onde trabalhei com um grupo de 35 produtores de Nampula. Na primeira viagem ficamos uma semana e na segunda vez por 13 dias”, comentou. O agricultor relatou que junto também foram profissionais, como eletricista, mecânico, moveleiro, cabelereira, panificador entre outros, tudo com intuito de ajudar os moradores de Nampula, que sofrem muito com a falta de alimentos, pois não há empregos.

De acordo com Lunardelli, a região é liderada por muçulmanos que só se alimentam de carne de frango e peixe, mas que produzem apenas 5% do que consomem. “Conseguimos passar alguns conhecimentos que eles adotaram e obtiveram grandes resultados. Um exemplo foi em relação a plantação de verduras e outras culturas. Como eles não têm adubo, ensinamos a usar a cama de aviário, que jogavam fora, e também como lidar com os alimentadores dos aviários, pois havia desperdício na alimentação dos frangos”, descreveu o produtor, que trouxe de lá belíssimas esculturas em madeira, peças de rara beleza e de muita precisão, que são vendidas para ajudar no sustento das famílias do local.

Os vereadores ficaram admirados com a história, pois a maioria não tinha conhecimento. Kiko parabenizou o produtor pelo belo trabalho, que exigiu tempo, dedicação e muita boa vontade, pois foram muitas horas de voo para ir e voltar com muitas escalas, sem contar o deslocamento por terra. “Ao ser selecionado, entre tantos outros produtores do estado, Lunardelli comprova a excelência do seu trabalho, e é para nós motivo de muito orgulho, por isso fiz questão de convidá-lo para vir até esta Casa. Muitas pessoas desconhecem esta história que é símbolo de muito respeito por povos que precisam de ajuda humanitária”, concluiu.

Fonte: Joce Pereira/Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X