Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
23-03-2019 | 01:18
SAÚDE14/03/2019 às 14:30

Horário especial para vacinação contra a febre amarela em Joaçaba

Considerando o surto de febre amarela silvestre na região Sudeste com elevada taxa de letalidade e epizootias e caso humano de febre amarela no Paraná, bem como o aumento do fluxo de viajantes e imigrantes, a Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba alerta para a importância da vacinação, que é o único meio de prevenção contra a doença.

A vacina é altamente imunogênica, ou seja, confere imunidade em 95% a 99% dos vacinados e está disponível na rede pública para as pessoas entre 9 meses de idade até 59 anos. Idosos com mais de 60 anos devem procurar orientação médica, bem como gestantes, mulheres amamentando bebês menores de 6 meses e pacientes imunodeprimidos. Uma única dose garante proteção para a vida toda.

Para facilitar o acesso da população, as salas de vacina do município (ESF Centro 1, Frei Bruno, Santa Tereza, Vila Pedrini, Vila Remor, Nossa Senhora de Lurdes, São Brás) estarão abertas neste sábado (16) das 8h às 12h e na quinta-feira (21) das 17h30 às 20h30. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde de Joaçaba no telefone (49) 3521 1555.

Febre Amarela

É uma doença viral, transmitida por mosquitos da mata e da cidade. Os sintomas são febre de início súbito, cefaleia, dor no corpo, mal-estar, calafrios, náuseas, tontura, dor abdominal, icterícia (amarelão), manifestações hemorrágicas e falência hepática.

O Brasil registra apenas a doença no ciclo silvestre, ou seja, ocorrendo nas matas entre os macacos e mosquitos silvestres do gênero Haemagogus e Sabethes, atingindo eventualmente humanos, quando encontra pessoas não vacinadas. No ciclo urbano o mosquito transmissor é o Aedes aegypti.

Fonte: Marivania Carvalho da Silva/Assessoria de Comunicação

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui