Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 05:29

Geral

Detran Digital disponibiliza serviços de forma online

Publicado em 04/04/2019 ás16:45

Julio Cavalheiro/Secom

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Quem precisa fazer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, tirar uma segunda via ou obter uma Permissão Internacional para Dirigir (PID) não precisa mais se deslocar até o Ciretran para dar início ao processo. O Governo de Santa Catarina lançou, na tarde desta quinta-feira, 4, o Detran Digital, serviço online que permite fazer essas solicitações sem sair de casa. O único deslocamento que o cidadão precisa fazer será para buscar o documento quando estiver pronto.

No futuro, outros serviços serão adicionados ao portal. “É muito importante que o cidadão tenha o direito de ter acesso aos serviços de forma simples, ágil e online”, considera o governador Carlos Moisés. Ele fez o lançamento oficial do Detran Digital, serviço construído em conjunto entre o Departamento Estadual de Trânsito, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), a Secretaria de Estado de Administração e a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O Detran Digital pode ser acessado no site do órgão, detran.sc.gov.br.

No total, a quantidade de solicitações para esses três serviços é de 140 mil por ano em Santa Catarina. Isso significa que 280 mil deslocamentos são feitos anualmente, já que é preciso entregar a documentação e, depois, ir buscar o documento. A possibilidade de iniciar o processo de forma online pode diminuir as filas para a obtenção da CNH definitiva, segunda via ou PID em até 50%.

Próximos passos

O governador frisou que o Estado pretende avançar na digitalização de serviços, dando aos catarinenses a opção de ter o documento físico, apenas digital ou ambos. “Queremos chegar no nível em que não seja mais necessário nem ir buscar o documento, mas receba de forma digital no smartphone se assim desejar. Isso precisa ser ajustado com o Governo Federal, mas vamos perseguir essa evolução”, garantiu Moisés.

De acordo com o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, o objetivo é, até 2022, digitalizar 100% dos serviços que possam ser feitos de forma online. “Hoje tenho convicção de que vamos alcançar essa meta. Todo esse trabalho em conjunto vai facilitar a vida do cidadão catarinense”, afirmou.

O site dispõe de sistema de acessibilidade para deficientes visuais e foi elaborado de forma que seja fácil inclusive para quem tem poucos conhecimentos de informática. Basta fazer um cadastro e o acesso é liberado instantaneamente. Para iniciar uma solicitação, é só selecionar o serviço desejado. O sistema informa o valor da taxa e libera um código de barras para o pagamento. Enquanto a guia não for paga, é possível cancelar a solicitação a qualquer momento. O andamento de todos os processos pode ser consultado no site, que informa quando o documento está pronto para ser buscado.

“Nossa meta, dentro do Detran, é fazer com que a pessoa tenha cada vez menos deslocamentos, com a implantação da acessibilidade digital em processos mais ágeis e informatizados”, explica a diretora do departamento, Sandra Mara Pereira. Segundo o presidente do Ciasc, Sérgio Maliceski, lembrou que o trabalho para digitalizar serviços continua. “O Ciasc vem para ajudar o governo na sua tarefa mais importante, que é melhorar a vida do cidadão”, resumiu.

Fonte: Secom

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X