Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 25/04/2024 | 18:46

Educação

Diversas atividades programadas para o Dia da Família na Escola

Publicado em 05/04/2019 ás18:00

Ações realizadas em 2018 na região

Foto: Ações realizadas em 2018 na região

As atividades mão na massa, demonstrações, oficinas e atividades culturais estão entre as ações programadas para este sábado (6) no Dia da Família na Escola. Mais de 2 mil escolas e 1,2 milhão de estudantes de escolas do Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEST, SENAT e SENAR), além das unidades da rede pública (municipal e estadual), participam do evento.

A data, celebrada sempre em abril, tem o objetivo de sensibilizar os pais, alunos e familiares sobre a importância da formação para uma vida bem-sucedida e da continuidade dos estudos. A iniciativa virou lei em 2016, a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação, com  apoio dos membros da Câmara regional do Movimento na realização das atividades.

“É dever da família apoiar e incentivar os estudantes a descobrir quais são seus próprios talentos. Para isso é preciso estar presente na vida escolar deles. Este ano queremos mostrar que a educação profissional é uma opção promissora para os estudantes, pois facilita a inserção no mercado de trabalho e amplia a renda em 18% em relação a quem concluiu apenas o ensino médio. Inclusive, algumas formações técnicas têm média salarial maior do que ocupações de nível superior”, salienta o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Entre os focos da campanha deste ano estão a permanência na escola, a qualificação para o mundo do trabalho e o fortalecimento de valores como respeito, responsabilidade, espírito de colaboração, autoestima, entre outros. Além da FIESC, apoiam a iniciativa as federações de trabalhadores, Fecomércio, FAESC, Fetrancesc, UndimeSC e Secretaria de Estado da Educação.

O vice-presidente da regional Centro Oeste, Márcio Luis Dalla Lana, pontua que escola é fundamental para formar bons cidadãos e deve ser cada vez mais valorizada. “A participação da família reflete diretamente em melhorias em aprendizagem e nos índices dos alunos, além da qualidade do ensino. O Dia da Família na Escola é uma oportunidade de fortalecer esse vínculo". A data também é uma forma de interação entre pais, alunos, educadores, professores, dirigentes das escolas e entidades que fomentam a educação.

A falta de atratividade é um dos principais fatores que afastam os estudantes das escolas (40%), de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas, com base na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD). Outra pesquisa realizada pela MenCare, organização que está presente em mais de 30 países, diz que filhos se tornam mais bem-sucedidos e felizes quando seus pais participam de forma ativa em sua educação. O relatório fala da importância da participação nas tarefas diárias das crianças e constata que os próprios pais também apresentam melhores índices de saúde física e mental quando são mais presentes na vida dos filhos. As crianças melhoram o desenvolvimento cognitivo e o desempenho escolar.

Atividades ocorrem na região Centro Oeste nas cidade de Luzerna, Joaçaba, Campos Novos, Lacerdópolis e Ouro.

LUZERNA

- Escola de Educação Básica Padre Nóbrega - 13h30min às 17h30min - Drone (Demonstração projeto Téc.Informática)(Caso chover não haverá participação) + Orientação Profissional;

- Escola Municipal São Francisco - Fundamental - 13h30min às 17h30min - Apresentação projeto Iniciação, Orientação Profissional (Site Mundo SENAI) + Jogo SST;

- Escola Municipal São Francisco - Anos Iniciais - 13h30min às 17h30min - Espaço Maker - Arduíno;

CAPINZAL

- Escola de Educação Básica Mater Dolorum -13h30min às 17h30min - Orientação Profissional (site MUNDO SENAI);

JOAÇABA

- Escola de Educação Básica Nelson Pedrini - 9h às 12h - Circuíto Kart (10h) + 2 Oficinas CupCake (10h30min) + Orientação Profissional (site Mundo SENAI);

- SESC - 9h às 12h - Atividades com as famílias do Projeto Habilidades de Estudo do Sesc - Oficinas e atividades Recreativas;

- SESC - 14h às 18h - Projeto Cidadão do Bem na Escola Adolfo Becker em Herval do Oeste - Oficinas, Recreação, Serviços e Orientações diversas.

HERVAL D' OESTE

- Escola Básica Municipal Estação Luzerna - 13h30min às 16h30min - Estúdio fotográfica - Espaço Maker

- Centro Municipal de Educação Pequeno Pensador, a partir das 14h - SESI Ciência - Espaço Maker

LACERDÓPOLIS

- 8h às 12h Atividade alunos Iniciação Profissional Mecatrônica + Orientação Profissional

OURO

- EEB. Silvio Santos - a partir das 13h30min - Atividades de demonstração e de carreiras profissionais : Radiologia, Enfermagem, Massoterapia e Farmácia

SERVIÇO:

Dia da Família na Escola

6 de abril, a partir das 9 horas

Nas escolas do Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEST, SENAT e SENAR), além das unidades da rede pública (municipal e estadual)

 

Fonte: Nativa Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X