Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 06:43

Herval d' Oeste

Agricultura familiar garante merenda de qualidade em Herval

Publicado em 11/04/2019 ás11:30

Produtor Edson Paulo da Silva

Foto: Produtor Edson Paulo da Silva

A Prefeitura de Herval d´Oeste, através da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura e EPAGRI, mais uma vez sai na frente ao incentivar a agricultura familiar, realizando a compra de merenda escolar de produtores do município.

A Lei n° 11.947/2009 exige que no mínimo 30% do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) sejam utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar. Em 2018, em torno de 42% dos recursos repassados foram gastos com a agricultura familiar.

O PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) do Ministério da Educação garante a alimentação dos alunos da rede básica de educação, através da transferência de recursos financeiros oriundos do FNDE. O principal objetivo é atender as necessidades nutricionais desses alunos durante a sua permanência na escola, contribuindo para seu crescimento com uma alimentação saudável e consequente aprendizagem e maior rendimento escolar.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Mauro Sérgio Martini, destaca que a merenda escolar oferecida pelas escolas do município passa por um acompanhamento nutricional periodicamente, com elaboração de cardápios de acordo com a necessidade dos alunos, para melhorar o rendimento escolar.

“Com a aquisição de produtos da agricultura familiar todos os envolvidos saem ganhando, pois incentiva a produção, gera desenvolvimento, melhora ainda mais a qualidade da merenda e o rendimento escolar. Queremos com esse projeto, incentivar o agricultor familiar, oferecendo a ele a possibilidade de vender o seu produto a preço de mercado. Temos certeza que com isso, a qualidade da merenda escolar aumentará ainda mais e a nossa educação, que já é ótima, ficará melhor ainda”, destaca.

Atualmente são adquiridos em torno de 25 produtos da agricultura familiar em Herval d´Oeste: hortaliças, ovos, feijão, temperos, chás, panificados, geleias de frutas, mel, frutas, açúcar mascavo, queijo, fubá, suco de uva. A meta para 2019 é ampliar a compra, investindo ainda mais recurso federal na agricultura local.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X