Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
20-05-2019 | 03:29
JOAÇABA23/04/2019 às 19:00

Joaçaba começa a reorganizar áreas das unidades de saúde

Joaçaba começa a reorganizar áreas das unidades de saúde
Foto:ESF Central

Desde fevereiro de 2018 a Secretaria de Saúde de Joaçaba vem trabalhando com a territorialização de saúde no município. Foram realizadas oficinas com as agentes de saúde, visitas nas unidades de saúde para levantamento de dados e reconhecimento do território, como também todo o recadastramento da população de Joaçaba para obter dados mais precisos para estruturar a nova divisão das áreas e micro áreas pertencentes as unidades de saúde.

De acordo com a nova PNAB (Política Nacional de Atenção Básica) de 21 de setembro de 2017, o Ministério da Saúde preconiza até 750 pessoas por micro área para uma agente comunitária de saúde realizar o cadastramento e acompanhamento e uma população adscrita por equipe de 2.000 a 3.500 pessoas, localizada dentro do seu território. A política de atenção básica também traz a opção de os agentes comunitários de saúde visitarem mensalmente somente vulnerabilidades, casos estes que necessitam da visita mensalmente com um olhar diferente à situação de saúde. O cadastro deve ser de 100% da população, tendo todos o direito de ter o seu cadastro na unidade de saúde e lá poderem ser acompanhados e assistidos quando necessário.

Sendo assim, Joaçaba está reorganizando o seu território, deixando o mais próximo possível do preconizado, por isso a mudança de algumas ruas para outra unidade de saúde será necessária e consequentemente a mudança de atendimento de alguns pacientes para outras unidades, que começarão a valer a partir desta quarta-feira (24).

Os moradores estarão recebendo nos próximos dias das agentes de saúde um novo cartão de agendamento com um novo número da micro área e da família e todas as informações necessárias. Conforme forem entregando os novos cartões com os novos números, o antigo cartão branco não valerá mais.

Sempre que o paciente procurar atendimento na unidade de saúde, este cartão deverá ser obrigatoriamente apresentado. Em casos de dúvidas, o paciente deve entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou na Secretaria de Saúde e falar com a Angela pelo telefone 3521 - 1555 R: 219.

Este planejamento foi feito para os próximos 10 anos, onde todos os novos loteamentos e prédios já foram levantados a fim de calcular e estimar as áreas que poderão apresentar ou não o aumento da população.

A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população neste processo de mudanças, que tem por finalidade reorganizar o território, suas áreas e micro áreas e através deste, planejar ações de prevenção e promoção mais eficazes para a população.

Fonte: Marivania Carvalho da Silva/Assessoria de Comunicação

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui