Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 13:26

Joaçaba

Aliança já formou mais de 300 jovens ritmistas com o projeto “Futuro do Samba”

Publicado em 17/07/2013 ás09:21

Escola estuda novos projetos para incentivar atividades culturais

Foto: Escola estuda novos projetos para incentivar atividades culturais

A Escola de Samba Aliança continua formando ritmistas com o projeto “Futuro do Samba”. Desde 2008, cerca de 300 jovens foram beneficiados pela agremiação com este projeto social, que tem como objetivo incentivar crianças e adolescentes a praticar atividades culturais vinculadas ao carnaval.

Neste ano, todas as terças e quintas-feiras os alunos recebem aulas gratuitas de percussão nos períodos matutino e vespertino, onde tem a oportunidade de aprender a tocar instrumentos que compõe a bateria como o surdo, tamborim, repique, caixa e a ganzá. Além disso, nos mesmos dias, a Aliança proporciona ainda aulas gratuitas de dança, que estão abertas à comunidade.

O responsável em ensinar todos os jovens que já passaram pela agremiação nestes seis anos é o colaborador da escola e contramestre da bateria Aurélio Motta, que com muito empenho dedica parte dos seus dias a estes adolescentes, com a faixa etária de 10 a 17 anos. Já nas aulas de dança, cerca de 10 jovens participam dos ensaios todas as semanas sob orientação da professora Géssica Casarin. Conforme explicou o professor Aurélio, são convidadas diversas escolas do município para participarem do projeto. “O convite é feito, e os alunos que se interessam freqüentam as aulas semanais”, destacou Aurélio.

 Neste ano, são 25 crianças das escolas de Joaçaba que participam do “Futuro do Samba”, número que deve aumentar consideravelmente a partir do segundo semestre de 2013, já que novamente os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) vão participar do projeto.

Além das aulas, os alunos também recebem muito carinho por meio dos colaboradores e funcionários da escola. “Para nós é muito importante cultivar esse projeto, não somente pela obrigatoriedade que temos com a Lei Rouanet, mais também porque acreditamos que estes adolescentes são o futuro do nosso carnaval”, afirmou o presidente da agremiação Júnior de Sá. Também como forma de incentivo, todas as semanas são sorteados brindes para os alunos e proporcionados lanches.

Incentivo às atividades culturais

Além de manter dentro da escola o projeto “Futuro do Samba”, a agremiação tem novos planos para os próximos meses no que se refere ao incentivo às atividades culturais. “Estamos estudando e pesquisando outras modalidades para inserir dentro da Aliança, para que assim possamos contribuir e trazer para dentro da nossa sede um número ainda maior de crianças e adolescentes” finalizou o presidente.

Incentivar às práticas ligadas ao carnaval e a cultura fazem parte do histórico da Aliança. Essa é uma das grandes formas encontradas pela agremiação para agradecer à comunidade que sempre colaborou com a escola.

Fonte: Jessica Novello

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X