Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 11:57

Joaçaba

Faixas de segurança em Joaçaba: benefício para o pedestre, transtorno para o trânsito

Publicado em 17/07/2013 ás19:49

Trânsito para toda vez que o pedestre põe os pés na faixa

Foto: Trânsito para toda vez que o pedestre põe os pés na faixa

Para demonstrar que é necessário encontrar uma maneira de utilizar melhor as faixas de segurança em Joaçaba, os acadêmicos de Pós Graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais da Unoesc, produziram uma matéria na disciplina de Produção Audiovisual para a Internet do professor Willian Araújo.

Durante a captação das imagens para a matéria no sábado (06/07) “Dia D”, os acadêmicos perceberam o quanto as faixas interferem no andamento do trânsito que já é conturbado devido ao número de veículos que trafegam pela cidade. Segundo dados do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), Joaçaba e Herval d´Oeste possuem cerca de 31 mil veículos, número elevado se considerar que a soma da população dos dois municípios não chega a 50 mil habitantes.

O trânsito paralisava cada vez que um pedestre colocava os pés na faixa, e isso acontecia em média a cada 20 segundos devido ao grande fluxo de pessoas na cidade naquele dia de promoção. Mesmo sabendo que o pedestre tem o direito a travessia, os entrevistados concordam que a situação é problemática e apontam como solução a instalação de semáforos nas faixas, a exemplo do que acontece em cidades mais desenvolvidas.

De acordo com o vereador Ademir Righi (PMDB), que acompanhou o trabalho dos acadêmicos, a situação tem sido observada pela administração municipal que pretende justamente instalar essas sinaleiras em breve.

O gerente de trânsito Nereu Lins, informou que a Prefeitura abriu processo licitatório para a aquisição de três semáforos. Dois serão instalados na Avenida XV de Novembro (faixa em frente ao Banco Bradesco e próximo a passarela) e mais um na faixa que fica em frente à Caixa Econômica na Rua Francisco Linder, locais com maior fluxo de pessoas.

Após a implantação desse sistema, as pessoas deverão aguardar o sinal verde para a travessia nas faixas como estabelece o Art. 70 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro): “os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica”.

Em Joaçaba, apenas a faixa de segurança no entroncamento da Avenida XV de Novembro com a Getúlio Vargas possui semáforo. No entanto o sinal é sincronizado com o dos veículos, ocasionando um longo tempo de espera que acaba não sendo respeitado pelo pedestre e, tão pouco pelos veículos (foto abaixo) que trancam a passagem em horários de pico.  

Acompanhe abaixo o vídeo da matéria produzida pelos acadêmicos: Angelo Bruno Pellegrini, Caco da Rosa, Fernanda Mingori, Jaime Telles Filho e Pedro Calza. Edição: Guilherme Wiest.


 

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X