Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 10:26

Educação

Governo investe em tecnologia e inovação em escolas estaduais

Publicado em 08/05/2019 ás18:30

Entrega de laboratório na EEB Padre Miguel Giacca, em Criciúma

Foto: Entrega de laboratório na EEB Padre Miguel Giacca, em Criciúma

Aulas mais atrativas, estudantes engajados e professores motivados com tecnologia e inovação. Com essa proposta, um novo passo foi dado em prol da educação catarinense com a entrega de laboratórios de tecnologia em oito escolas estaduais nesta quarta-feira, 8. O ato foi oficializado na EEB Padre Miguel Giacca, em Criciúma, pelo secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

"É uma ação no âmbito da inovação na educação em Santa Catarina. Este é o espaço que deverá ser trabalhado de forma multidisciplinar, onde todos os professores deverão utilizar de forma que aproxime o mundo da escola com o mundo dos estudantes”, afirma o secretário.

O aporte para as oito escolas foi de R$ 1,4 milhão para compra e instalação de computadores, lousa digital, projetor, aparelho de som e equipamentos para ampliar a rede de internet. A EEB Padre Miguel Giacca recebeu 51 novos computadores e um equipamento de cada. A quantidade de aparelhos varia conforme o número de alunos e necessidade de cada unidade.

“Esta é uma das ações do programa de inovação na educação já em curso desde o início do ano letivo. A tecnologia deve ser uma aliada à escola de modo a facilitar o processo ensino-aprendizagem”, enfatiza Uggioni.

Para Isadora de Medeiros Ribeiro, estudante do 1º ano do ensino médio, os estudos ganham mais qualidade com a iniciativa. “Estou mais feliz por saber que agora temos um espaço próprio para ajudar. Teremos aulas mais dinâmicas, além de facilitar para fazermos os trabalhos das disciplinas”, conta.

As próximas avaliações da disciplina de Ciências, ministrada pelo professor Luiz Antônio Farias, já serão realizadas no novo laboratório. “Nós, como docentes, também ficamos ainda mais motivados com novos métodos de lecionar. A tecnologia proporciona aulas mais dinâmicas e lúdicas fazendo os alunos mais interessados”, diz.

Nesse primeiro momento, as unidades que receberam a estrutura dos laboratórios são: EEB Normélio Cunha, Regional Araranguá, EEB Manoel Pereira de Medeiros, Regional São Joaquim, EEB Valério Gomes, Regional Blumenau, EEB São Sebastião, Regional São Miguel do Oeste, EEB Prefeito Agenor Piovezan, Regional Joaçaba, EEB Eng. Sebastião e EEB Cel Marcos Rivaris da Regional Criciúma.

Formações

Os profissionais dos Núcleos de Tecnologias Educacionais Regionais farão formações com os professores nas próximas semanas para treinamento de ferramentas educacionais, manuseio das lousas digitais, esclarecimento de dúvidas e oferecimento de suporte.

Agenda

Ainda em Criciúma, o secretário Uggioni se reúne com os 60 gestores escolares da região para alinhamento de trabalho, reforçar as ações e os objetivos da nova gestão. À noite, na Universidade do Extremo Sul (Unesc), Uggioni palestrará sobre Desenvolvimento da Educação de Santa Catarina para representantes das secretarias de Educação da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), e acadêmicos e professores dos cursos da área da Educação.

Fonte: Secom

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X