Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 04:34

Joaçaba

Seminário em Joaçaba vai discutir proposta de Reforma da Previdência

Publicado em 13/05/2019 ás15:45

Divulgação

Foto: Divulgação

Preocupado com a proposta de Reforma da Previdência e que ela não retire direitos dos trabalhadores, o Coletivo Sindical, frente composta por sindicatos de Joaçaba e região, realiza no dia 23 de maio o seminário “Reforma da Previdência: Mitos e verdades”. O evento acontece a partir das 19h no Pavilhão Frei Bruno.

A Seguridade Social inclui a Previdência, a Assistência Social e a Saúde, e essas três políticas devem ser integradas. A constituição estabelece esse sistema e prevê um financiamento tripartite, em que o Estado tem obrigação de financiamento.

Uma das mudanças propostas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) é o modelo de capitalização, já adotado em outros países, a exemplo do Chile, primeiro país do mundo a privatizar a previdência. No modelo de capitalização, cada um contribui para a sua aposentadoria e o fundo é gerenciado por empresas privadas, diferentemente do modelo atual brasileiro, no qual os trabalhadores ativos mantém a aposentadoria dos trabalhadores inativos, em um modelo solidário e coletivo.

Rodney Tosi, coordenador do Coletivo Sindical, destaca que está sendo “oportunizado a toda comunidade local e regional a possibilidade de obter informações dos detalhes da reforma, o que normalmente não ocorre nos meios de comunicação, bem como pelo fato das pessoas buscarem informações através das redes sociais, que são espaços de extremismos, desinformação e notícias falsas impulsionadas por robôs que prejudicam o debate acerca da Reforma da Previdência e outros temas de interesse de todos”. Sendo assim, o Coletivo Sindical convida todos para participarem do seminário para adquirem conhecimento e tirarem suas dúvidas. A entrada é gratuita.

Para apresentar o sistema previdenciário brasileiro e a proposta de reforma que visa alterá-lo, o evento contará com a palestra do advogado Luis Fernando Silva, especialista em Relações Laborais pela Universidade Castilla-La Mancha. Luis Fernando foi secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, entre janeiro de 2003 e janeiro de 2004. É sócio fundador e integrante do Escritório Silva, Locks Filho, Palanowski & Goulart Advogados Associados e Pesquisador-colaborador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, desde 2008.

Outras informações podem ser obtidas através e-mail coletivosindicaljba@gmail.com

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X