Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
25-06-2019 | 04:34
HERVAL D´OESTE17/05/2019 às 16:00

“Seu Italiano”, a peça principal do relógio da Igreja de Herval

“Seu Italiano”, a peça principal do relógio da Igreja de Herval
Foto:Quase três décadas cuidando do relógio

Já são quase três décadas que Reunildo Antônio Darold, popularmente conhecido como “Seu Italiano”, dedica-se ao cuidado com o relógio da Igreja Matriz de Herval d’Oeste. “Faço isso por amor com muito zelo, cuidado e carinho”, afirmou Seu Italiano, ao resumir sua dedicação com o equipamento que informa a população hervalense de hora em hora.

Instalado no ano de 1962, ou seja, com 57 anos de utilização, o relógio foi fabricado pela Indústria e Comércio de Relógios Públicos Schwertner, localizada no município de Estrela/RS. Foi o relógio 116 produzido pela empresa que deixou de existir na década de 80.

Por ser um equipamento mecânico, produzido praticamente de forma manual, o relógio recebe manutenção frequente de Seu Italiano, que já desmontou, montou e remodelou o equipamento por diversas vezes. “As peças não se encontram em lojas, precisam ser produzidas. Por isso, o cuidado precisa ser frequente para que o relógio mantenha-se sempre na hora certa”, explicou.

Além do controle das horas, o relógio também tem a função de controlar as batidas dos sinos da Igreja Matriz, que ecoam seus toques a cada quinze minutos. “Na dinâmica pela qual ele foi produzido, o relógio faz dois sinos baterem a cada quarto de hora, ou seja, a cada quinze minuto. Quando completa uma hora, os sinos batem quatro vezes e disparam outro sino que badala exatamente a quantidade de vezes correspondente ao número de horas”, explicou.

Instalado na torre direita da Igreja Matriz, o equipamento regula os seis relógios instalados nas duas torres da Igreja. “É uma grande felicidade poder ajudar a Igreja e a comunidade com o cuidado deste bem tão precioso, que têm a missão de orientar e informar a nossa comunidade”, finalizou Seu Italiano.

Paróquia Senhor Bom Jesus - Há 70 anos a serviço da vida e da esperança!

Fonte: Angelo Junior Radavelli/Pascom

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui