Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 20:00

Herval d' Oeste

Vereador de Herval cobra implantação de UTI Neonatal

Publicado em 19/06/2019 ás10:00

Vereador Everton Parisenti

Foto: Vereador Everton Parisenti

O vereador Everton Parisenti (PMDB) apresentou um requerimento na sessão desta semana solicitando a instalação de uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba. Um ofício será encaminhado ao Poder Executivo Municipal e a Secretaria de Estado da Saúde requisitando recursos para a implantação. 

“Trata-se de salvar vidas, vidas de inocentes indefesos. Esta será a minha luta, e ao vencê-la terá valido a pena minha trajetória na política”, declarou Everton, ao destacar que considerando que o Hospital Universitário Santa Terezinha atende a diversos municípios da região com expressiva quantidade de partos, é de extrema relevância a instalação de uma UTI Neonatal. “Não podemos assistir a recém-nascidos morrendo, ou sendo encaminhados às pressas para outros centros de tratamento por falta de estrutura em nossa região. É preciso unir esforços para obter recursos para aquisição de equipamentos e evitar novas perdas de inocentes”.

“Não há um equipamento sequer para entubar uma criança”, aponta Parisenti, ao comentar que nesta situação os pais só podem rezar para que o SAMU ou o Corpo de Bombeiros estejam à disposição neste momento crucial e possam ajudar. “Um Hospital que recebe recursos estaduais e federais, e sabemos que não é pouco, não ter verba para instalar um berçário Neonatal? Precisamos fazer algo urgente, não quero que ninguém passe pelo que minha família passou”, disse o vereador, que enfrentou o problema recentemente.

Everton relatou que já manteve contato com a diretoria do HUST, que se manifestou favorável a instalação de uma UTI Neonatal, mas que para chegar até a implantação há todo um processo que envolve outros órgãos. “Para implantação de oito leitos são necessários R$ 2 milhões de reais, um custo não tão elevado levando em consideração a importância de uma UTI Neonatal, mas o problema é a manutenção, que tem um custo alto”.

A UTI Neonatal é um local específico em uma unidade médica ou hospitalar para onde se levam os bebês recém-nascidos que apresentam algum risco de vida, e todos os que nascem prematuros, ou seja, antes das 37 semanas de gestação. Nela, ficam de plantão 24 horas por dia enfermeiros e médicos que têm a responsabilidade de cuidar de qualquer necessidade do bebê, prestando auxílio à sua saúde e desenvolvimento.

Fonte: Joce Pereira/Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X