Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
23-07-2019 | 02:25
HERVAL D´OESTE19/06/2019 às 10:00

Vereador de Herval cobra implantação de UTI Neonatal

Vereador de Herval cobra implantação de UTI Neonatal
Foto:Vereador Everton Parisenti

O vereador Everton Parisenti (PMDB) apresentou um requerimento na sessão desta semana solicitando a instalação de uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba. Um ofício será encaminhado ao Poder Executivo Municipal e a Secretaria de Estado da Saúde requisitando recursos para a implantação. 

“Trata-se de salvar vidas, vidas de inocentes indefesos. Esta será a minha luta, e ao vencê-la terá valido a pena minha trajetória na política”, declarou Everton, ao destacar que considerando que o Hospital Universitário Santa Terezinha atende a diversos municípios da região com expressiva quantidade de partos, é de extrema relevância a instalação de uma UTI Neonatal. “Não podemos assistir a recém-nascidos morrendo, ou sendo encaminhados às pressas para outros centros de tratamento por falta de estrutura em nossa região. É preciso unir esforços para obter recursos para aquisição de equipamentos e evitar novas perdas de inocentes”.

“Não há um equipamento sequer para entubar uma criança”, aponta Parisenti, ao comentar que nesta situação os pais só podem rezar para que o SAMU ou o Corpo de Bombeiros estejam à disposição neste momento crucial e possam ajudar. “Um Hospital que recebe recursos estaduais e federais, e sabemos que não é pouco, não ter verba para instalar um berçário Neonatal? Precisamos fazer algo urgente, não quero que ninguém passe pelo que minha família passou”, disse o vereador, que enfrentou o problema recentemente.

Everton relatou que já manteve contato com a diretoria do HUST, que se manifestou favorável a instalação de uma UTI Neonatal, mas que para chegar até a implantação há todo um processo que envolve outros órgãos. “Para implantação de oito leitos são necessários R$ 2 milhões de reais, um custo não tão elevado levando em consideração a importância de uma UTI Neonatal, mas o problema é a manutenção, que tem um custo alto”.

A UTI Neonatal é um local específico em uma unidade médica ou hospitalar para onde se levam os bebês recém-nascidos que apresentam algum risco de vida, e todos os que nascem prematuros, ou seja, antes das 37 semanas de gestação. Nela, ficam de plantão 24 horas por dia enfermeiros e médicos que têm a responsabilidade de cuidar de qualquer necessidade do bebê, prestando auxílio à sua saúde e desenvolvimento.

Fonte: Joce Pereira/Assessoria de Comunicação

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui