Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 01:11

Educação

Pesquisas da Unoesc serão apresentadas no Encontro Nacional

Publicado em 07/07/2019 ás10:00

Encontro acontecerá no mês de outubro na cidade de Santos/SP

Foto: Encontro acontecerá no mês de outubro na cidade de Santos/SP

Entre os dias 15 a 18 de outubro, acontece na cidade de Santos (SP), a 39ª edição do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegep) que terá como tema: “Os desafios da Engenharia de Produção para uma gestão inovadora da Logística e Operações” e a Unoesc estará presente apresentando pesquisas práticas realizadas por seus professores e acadêmicos em empresas da região. Serão apresentados os seguintes trabalhos:

O estudo intitulado “Diagnóstico de Investimento para Adequação de Normas Sanitárias em uma pequena Indústria Cosmética do Oeste Catarinense” de autoria do professor João Henrique Bagetti e do acadêmico Michel Celso Goncalves Moreira. O projeto se trata de um Trabalho de Conclusão de Curso da Engenharia de Produção, desenvolvido em 2018, em uma pequena Indústria Cosmética. O objetivo foi realizar um diagnóstico e propostas de melhorias para o atendimento das normas regulamentadoras e entregar um plano de ação com viabilidade de investimento para os devidos ajustes ao atendimento das normas bem como, evidenciar os benefícios para a empresa com a implementação das propostas.

A pesquisa “Diagnóstico Empírico Ligado a Falta de Cooperação entre os Atores que Compõem o Ambiente de Produção Leiteira: Uma Avaliação Sob a Ótica do Produtor Lácteo”, realizada pelas acadêmicas do curso de Engenharia de produção:  Amanda Simi Lenz; Marina Bender Prando; Taiana Abatti, orientado pela professora Adriana B. Vanin e pelo professor Andrei Bonamigo, à época docente da instituição, cujo objetivo foi avaliar a cooperação entre os produtores da atividade leiteira com outros atores do setor de negócios leiteiros na mesorregião Oeste de Santa Catarina.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do diplomado André Luiz Ferreira, o qual propôs a implementação de um sistema hidropônico para cultivo de alface em um centro de atendimento socieducativo provisório. O estudo foi conduzido pelo professor doutor Andrei Bonamigo, e vem de encontro com um dos temas em destaque no momento, pois busca a contribuir com uma necessidade social emergente em amplo debate nos dias de hoje.

O Estudo realizado pela acadêmica Pamela Menosso também orientado pelo professor Bonamigo, que propôs melhorias para reduzir custos de produção à luz da gestão da qualidade em um sistema de produção de esquadrias de alumínio. A pesquisa vem de encontro com o desafio que pequenas e médias empresas apresentam no que tange a redução de custos e maximização de ganhos por meio de conceitos e ferramentas de melhoria contínua que o curso de engenharia de produção oportuniza para o aluno aprender no decorrer do curso.

A pesquisa “Percepção das empresas do Meio-Oeste Catarinense à Luz da Gestão Ambiental” dos autores: Leonardo Henrique de Oliveira e o Professor Andrei Bonamigo e cujo o foco foi avaliar como as empresas da região tratam sobre os temas relacionados às questões ambientais, como na geração de resíduos e se atuam no sentido de minimizar os impactos ambientais, ou seja, se as empresas desenvolvem suas atividades levando em consideração o meio ambiente, o que está de acordo com a norma ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental.

O Enegep reúne a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores, engenheiros, administradores e demais profissionais atuantes na Engenharia de Produção. Diante disso, será uma ótima oportunidade para que os participantes compartilhem conhecimentos, experiências, façam novos contatos e inspirem-se para novos estudos e pesquisas na área de formação acadêmica e profissional.
 

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X