Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
23-08-2019 | 04:18
HERVAL D´OESTE18/07/2019 às 10:00

SUS de Portas Abertas, procure a Porta Certa

SUS de Portas Abertas, procure a Porta Certa
Foto:ESF Central

A Secretaria de Saúde de Herval d´Oeste lançou o programa “SUS esta de portas abertas, procure a porta certa”, que visa orientar a população sobre qual unidade de saúde procurar. A finalidade é aperfeiçoar os atendimentos para que as unidades tratem as doenças para as quais estão mais bem preparadas, otimizando assim tempo ao cidadão e recursos ao município.

De acordo com a secretária de Saúde, Marisa Lange, no ultimo mês a UPA teve um numero de atendimento recorde desde sua abertura. “Ultrapassamos os 5.400 atendimentos mês, ou seja, esta atendendo acima de sua capacidade, ocasionando em alguns dias específicos uma demora maior no tempo de espera, por isso solicitamos auxilio da população para que procure a Porta Certa”.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são consideradas a “Porta de Entrada” do Sistema Municipal de Saúde. Elas desenvolvem atividades assistenciais e de prevenção em seu território de abrangência. A rede básica de saúde do município conta com oito unidades distribuídas nos bairros do município, além da unidade central, com cobertura de atendimento a 100% da população.

“A Secretaria Municipal de Saúde trabalha para melhorar o atendimento a cada dia, para isso precisamos do apoio da população. A ouvidoria municipal de saúde esta à disposição da população para opiniões, sugestões, criticas ou denúncias pelo 3554-1111 ou 35542336”, destaca a secretária.

Atendimentos básicos - Os atendimentos básicos se referem à prevenção de doenças e ao acompanhamento de doenças crônicas que não impliquem risco imediato à vida, tais como diabetes e hipertensão, além de atender casos agudos de menor intensidade, como é o caso de dores de garganta, resfriados/gripe, dores osteomusculares, investigação de dor ou sintomas inespecíficos, além de acompanhamentos de gestantes, testes de gravidez, testes rápidos HIV/Hepatites e Sífilis, vacinação, curativos, pequenas cirurgias, solicitação de exames entre outros. Além do maior foco que é a promoção e prevenção de saúde.

Urgência: os casos urgentes, isto é, aqueles que se não tratados a tempo podem levar à morte, devem ser encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento. Essas unidades estão preparadas para atender casos como intoxicação, falta de ar, elevação ou baixa de pressão arterial, convulsões e desmaios, dentre outros.

Emergência: São classificados como emergência os casos em que existe o risco iminente de morte. Estes casos devem ser encaminhados aos hospitais da cidade e podem ser atendidos pelo SAMU (fone 192), especialmente os casos de derrames, hemorragias, e acidentes graves.

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui