Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 04:36

Geral

Prevenção de quedas é tema de projeto do Sesc

Publicado em 08/08/2019 ás09:00

Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

A próxima edição do projeto “Ponto de Encontro” acontece de 19 a 23 de agosto, em 30 Unidades do Sesc Santa Catarina, com o tema “Prevenção de quedas, não caia em armadilhas”. O objetivo deste evento é contribuir para a conscientização e disseminação de informações sobre este tema. Na programação gratuita estão previstas palestras, oficinas, rodas de conversas, vídeo debate abrindo espaços para a reflexão e discussão e assim, contribuir na prevenção de quedas.

Segundo pesquisa realizada pelo Sesc São Paulo “as estatísticas apontam que 22% das quedas em pessoas idosas acontece justamente fora de casa e que no Brasil, 30% das vítimas de atropelamento são idosos. Entretanto, ficar em casa não previne quedas, pelo contrário, é o movimento e o exercício do viver pleno que ativa nossos corpos para que possamos realizar as atividades cotidianas. Quanto mais isolamento, maior são as chances de cair, pois a imobilidade pode trazer a perda do equilibro e da agilidade na vida diária”.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Ministério de Saúde, idosos envolvidos em projetos de exercícios físicos com duração entre dez semanas a nove meses mostraram uma redução em 10% da probabilidade de queda entres os que se exercitam, em comparação com sedentários e que o treinamento específico para equilíbrio motivou uma redução de 25% de quedas.

Assim, programas de atividade física que visem o desenvolvimento de agilidade, força, equilíbrio, coordenação e ganho de força do quadríceps e mobilidade do tornozelo devem ser privilegiados nessa população. Essas capacidades motoras ajudam a reduzir a probabilidade de queda, melhora sua habilidade de enfrentar desafios ao equilíbrio; a segurança de seu meio ambiente e a autoconfiança, bem como a confiança de seus familiares, para que ele possa continuar ativo e independente em seu próprio meio, para realizar o que deseja.

Entende-se então que, melhorar a aptidão física e impedir a inatividade não só auxiliam na redução da probabilidade de quedas, como incidem diretamente na redução do medo da queda, que, em regra, limita o idoso a levar uma vida menos ativa. Desta forma, modificar os comportamentos de risco, de forma a garantir transferências e movimentos seguros, sem restringir a possibilidade de uma vida ativa podem ser adotados não só para a prevenção de quedas como, em ocorrendo, não resulte em graves lesões ou consequências.

“Pensando nisso, as Unidades do Sesc de Santa Catarina, vão realizar nestes dias de agosto, diversas atividades para o estímulo a Prevenção de Quedas dos 60+, e assim contribuir para minimizar os efeitos dos diversos obstáculos como o trânsito, transporte público, ritmos acelerados, semáforos e faixas de pedestre disfuncionais, as ruas e calçadas em condições ruins de acessibilidade, a iluminação, a sinalização pública nem sempre amigáveis, entre outras questões”, declara Jéssica Pucci, gerente de Saúde e Assistência do Sesc Santa Catarina.

Projeto Ponto de Encontro

O projeto Ponto de Encontro desenvolvido pela área de Assistência do Sesc Santa Catarina é um evento que, por meio de Palestras, Rodas de Conversas, Dinâmicas de Grupos e Oficinas trabalha de forma reflexiva, informativa e gera novos conhecimentos sobre a temática foco de cada edição. Como destacado acima, nesta edição terá como tema “Prevenção de quedas, não caia em armadilhas”.

Programação em Joaçaba

A programação será desenvolvida em parceria com o Curso de Fisioterapia da Unoesc no dia 21 de agosto na na Unidade Sesc de Joaçaba, Rua Getúlio Vargas, 285.

14h - Abertura

14h15 - Roda de conversa sobre "Prevenção de Quedas : não caia em armadilhas"

15h - Coffee

15h30 - Gincana do Cuidado - com experiências para que os idosos participantes possam perceber situações de riscos evitando acidentes.

16h - Encerramento

Público alvo: 50+

Mais Informações na Central de Relacionamentos do Sesc em Joaçaba ou pelo Fone (49)3521-2379. Evento Gratuito!

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X