Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 20:07

Joaçaba

Músico recebe homenagem da Câmara de Joaçaba

Publicado em 08/08/2019 ás10:45

Divulgação

Foto: Divulgação

A música sempre esteve presente na vida do joaçabense Silvio dos Santos. Ele cresceu ouvindo o avó e o tio tocarem e cantarem. Aos 14 anos já começou a cantar em festivais. Autodidata, cantor, compositor e intérprete, aprendeu também a tocar diversos instrumentos como violão, gaita, teclado e percussão.

Por proposição do vereador André Dalsenter, o músico recebeu na sessão de terça-feira (6) uma Moção de Aplauso. A homenagem, segundo o vereador André, se deu pela composição da letra e da música ‘De Dois em Dois, Joaçaba Cantada em Versos’. Composta em meados de 2017, a música faz uma referência a fatos, pessoas e obras históricas de Joaçaba e seus 100 anos. Somente no início de 2018 é que ela foi lançada ao público através das redes sociais.

“Esta modesta homenagem é uma maneira de enaltecer o talento deste músico e também agradecer ao Silvio por esta música que faz com que o nome de Joaçaba se torne ainda mais conhecido”, disse o proponente André.      

Trajetória: Como profissão, Silvio é topógafo e professor de judô. A música porém, é uma paixão que o acompanha por toda a vida. Ele relata que teve a oportunidade de também aprender com os grandes maestros joaçabenses Atílio Hermes e Alfredo Sigwald e com o músico Ronaldo Silva, filho do Maestro Alfredo Sigwalt. Silvio tem uma característica muito peculiar para um músico, ele não lê partituras, toca guiado apenas pelo conhecimento que guarda na memória e pela sensibilidade peculiar de um músico nato. 

Nos anos 80 se apresentava no evento chamado “A Praça Canta”, que reunia os expoentes da música local e também foi membro do grupo Sabor de Pitanga, um dos mais importantes da história musical de Joaçaba.  

Na década de 90, quando o carnaval de Joaçaba deixou de ser um carnaval de blocos e passou a ter escolas de samba, Silvio foi o primeiro puxador de samba a entrar na avenida, pela escola Unidos do Herval. Em sua caminhada em 40 anos de música, Silvio se orgulha de já ter ganho inúmeros títulos em festivais e também de já ter dividido o placo com nomes da música como Leda Kerber, Roberto Garajo, Edmilson Jair, Jair Adriano (artistas joaçabenses) e Daniel Lucena, da Banda Expresso Rural, entre outros nomes relevantes.

Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X