Caco Da Rosa - Bolsa de estudo do artigo 170 para o ensino a distância
Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/07/2026 | 02:42

Educação

Bolsa de estudo do artigo 170 para o ensino a distância

Publicado em 26/07/2013 ás14:11

Deputado Carlos Chiodini (PMDB), autor do projeto. FOTO: Solon Soares/Agência AL

Foto: Deputado Carlos Chiodini (PMDB), autor do projeto. FOTO: Solon Soares/Agência AL

A ampliação da oferta de bolsas de estudos do governo do Estado para educação a distância (EAD) poderia acelerar o acesso de novos estudantes, principalmente os de baixa renda, no ensino superior em Santa Catarina. A avaliação é de professores presentes na audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, na noite desta quinta-feira (25), no campus da Uniasselvi, em Indaial, no Vale do Itajaí.

Mais de uma centena de docentes e estudantes da instituição participaram do encontro que discutiu o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 012/2012, do deputado Carlos Chiodini (PMDB), membro da Comissão de Educação, que prevê a inclusão dos acadêmicos de cursos a distância no sistema de bolsas mantido pelo Estado. Instituído pelo Artigo 170 da Constituição Estadual, o benefício atualmente é restrito aos cursos presenciais.

Durante a audiência, o pró-reitor de EAD da Uniasselvi, Hermínio Koch, destacou o perfil do estudante da modalidade, a partir de dados de uma pesquisa feita com alunos de cursos a distância da instituição, que soma 67 mil alunos de EaD, sendo 26 mil em Santa Catarina. Koch ressaltou que 90% dos acadêmicos não contam com qualquer auxílio financeiro, por exemplo, das empresas em que trabalham. O levantamento apontou que a maioria dos alunos opta pelo EaD porque a modalidade oferece mensalidades mais baixas em relação ao sistema tradicional.

O deputado Carlos Chiodini (PMDB) acredita que a ampliação das bolsas para o EAD deve garantir a inclusão de um maior número de catarinenses no ensino superior.“Não temos dúvida de que com a extensão do benefício para este perfil de aluno, que não deixa de ser um universitário e de ser catarinense, vai crescer o número de matriculados e vai crescer o nosso Estado.”

Fonte: Agência AL

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Mulher pede para ser presa e joga torrão de maconha dentro de viatura da PM Herval d' Oeste
Mulher pede para ser presa e joga torrão de maconha dentro de viatura da PM

A prisão ocorreu por volta das 23h durante rondas de uma guarnição na Rua Nereu Ramos, quando os policiais avistaram a suspeita em comportamento alter

Motorista é preso por diversos crimes após protagonizar fuga perigosa em Herval Herval d' Oeste
Motorista é preso por diversos crimes após protagonizar fuga perigosa em Herval

O caso começou por volta das 19h, quando a PM foi informada que o suspeito estaria armado com um facão em frente a uma residência no bairro Santo Antô

Discussão por ciúmes termina em briga e vira caso de polícia em Herval d’Oeste Herval d' Oeste
Discussão por ciúmes termina em briga e vira caso de polícia em Herval d’Oeste

A Polícia Militar foi acionada por volta das 13h para atender a uma ocorrência de lesão corporal envolvendo um homem, de 41 anos, e uma mulher, de 24

Mulher despenca com carro em ribanceira no interior de Herval d’Oeste Herval d' Oeste
Mulher despenca com carro em ribanceira no interior de Herval d’Oeste

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, apesar da queda acentuada, a vítima apresentava apenas escoriações nos braços e relatou dores nos mem

Polícia Civil prende um dos suspeitos por furto a mercado em Herval d'Oeste Herval d' Oeste
Polícia Civil prende um dos suspeitos por furto a mercado em Herval d'Oeste

O crime ocorreu na madrugada do último dia 7 de julho, quando uma dupla rompeu a porta de vidro do estabelecimento e subtraiu diversas mercadorias.

Indivíduo é preso após ser flagrado tentando furtar residência em Herval d´Oeste Herval d' Oeste
Indivíduo é preso após ser flagrado tentando furtar residência em Herval d´Oeste

Devido à resistência oferecida pelo indivíduo durante a abordagem, os policiais precisaram utilizar técnicas de imobilização para realizar a contenção

X