Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 03:57

Joaçaba

Sessão da Câmara de Joaçaba foi traduzida por intérprete de libras

Publicado em 23/08/2019 ás19:00

Sonia Molin, intérprete de libras

Foto: Sonia Molin, intérprete de libras

A sessão do dia 21 de agosto foi a primeira na história do Poder Legislativo de Joaçaba em que as pessoas surdas puderam compreender tudo o que falado pelos vereadores e pela convidada que utilizou da tribuna. É que toda a sessão foi traduzida por uma intérprete de libras.

Nesta data, a tribuna da Câmara recebeu a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF) de Joaçaba, Maristela Abatti Schüller. A vinda de Maristela, a convite do vereador Diego Bairros, teve como proposta marcar a passagem da Semana da Pessoa com Deficiência e, apresentar aos vereadores, dados sobre a política pública de atendimento a pessoa com deficiência em Joaçaba.

Segundo Maristela, a falta de acessibilidade e as dificuldades que as pessoas surdas encontram para se comunicar com as demais pessoas – especialmente quando buscam por serviços no comércio - são, atualmente, as principais barreiras enfrentadas. Maristela apresentou algumas sugestões que poderiam colaborar com a melhoria da qualidade de vida dos portadores de deficiência, seja ela física, mental, auditiva ou visual.

“Em termos de acessibilidades, o transporte coletivo e as calçadas, de maneira geral, ainda necessitam de muitas adequações para este público. O Conselho já fez um pedido para que se contrate um intérprete de libras e que o mesmo fique a serviço da Prefeitura para atendimento dos surdos. Assim como temos o TAC da Acessibilidade (Termo de Ajustamento de Conduta) proposto pelo Ministério Público ao município, poderíamos ter ainda o TAC da comunicação”, disse ela. A presidente Disnéia De Marco propôs que seja feita uma Indicação coletiva com as sugestões apresentadas por Maristela.

O vereador Diego recordou que, em 2018 foi o proponente do Projeto de Lei Legislativo 014, que, após ser sancionado pelo prefeito, instituiu a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. “Nosso objetivo com esta proposição é ampliar a conscientização da sociedade sobre as necessidades das pessoas com deficiência e implementar ações de combate à discriminação”, disse o vereador.

Durante esta semana várias atividades aconteceram em alusão a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência juntamente com APAE, APAS e ARAD estão à frente da programação.

Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X