Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 06:32

Esportes

Futsal e handebol da Unoesc são campeões dos JUCs

Publicado em 05/08/2013 ás14:41

Divulgação

Foto: Divulgação

A Unoesc foi a campeã do futsal e do handebol masculinos nos 57º Jogos Universitários Catarinenses, realizados na semana passada em Caçador, com a participação de mais de mil atletas universitários de 13 instituições de ensino superior de Santa Catarina. Com os dois ouros, a instituição conquistou o direito de representar SC nas duas modalidades durante os Jogos Universitários Brasileiros de 2013, marcados para novembro, em Goiânia.

Nesta edição dos JUCs, a Unoesc disputou seis modalidades. Além das medalhas de ouro no futsal e no handebol, também conquistou o segundo lugar no basquete e no vôlei masculinos, assim como no judô feminino e masculino, em que obteve oito medalhas de ouro, sete de prata e oito de bronze, ficando com o segundo lugar na classificação final da modalidade nos dois naipes.

– Estamos orgulhosos com os resultados obtidos. Parabenizamos a todos pelas conquistas. As equipes que obtiveram o vice-campeonato também merecem o reconhecimento da Instituição, pois nestas modalidades o nível técnico foi superior aos anos anteriores – diz a professora Elisabeth Baretta, coordenadora do Curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba e responsável pela delegação da Universidade nos JUCs.

Ela lembra que, conforme acordado em reunião ordinária da Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), as equipes classificadas em 2º lugar nos JUCs adquirem o direito de disputar a fase regional Sul da Liga Universitária de Esportes de Quadra 2014, que também será realizada em Caçador.

 

Medalhas de ouro

Os dois ouros da Unoesc foram conquistados sem nenhuma derrota. No futsal, a Vitória veio com três goleadas contra a Univalli (8x0), a Sociesc (13x2) e a Udesc (7x0) e com uma partida disputadíssima contra a Unochapecó, que mesmo assim terminou com a vantagem de 3x0 sobre os chapecoenses. No handebol, a Unoesc disputava o título com a Uniarp. A decisão seria pela equipe com melhor resultado em três partidas, mas somente duas foram necessárias para mostrar a supremacia da equipe da Unoesc, que venceu por 25x17 e 31x21.

Medalhas de prata

No basquete masculino, a Unoesc venceu três jogos contra a Udesc (103x61), a Univille (103x44) e a Fucap (por W x O), mas perdeu a primeira partida, contra a FURB, que foi a campeã da modalidade. No vôlei, também masculino, a Unoesc disputou duas partidas: venceu uma, contra a Udesc por 3x0, e perdeu a outra, contra a Esucri, também por 3x0.

No judô, as medalhas de ouro foram conquistadas pelos judocas Jonatann da Campo (peso ligeiro), Lenadro Lima (meio leve), Thiago Massena (meio médio), Patrícia Marques (ligeiro) e Rubiane Pereira (pesado). As de prata foram alcançadas Henver Brunetta (meio leve) e Shanon Nogueira (pesado) no naipe masculino; Danieli Schaly (meio leve), Francieli Schaly (leve), Nikelli Rossi (meio pesado), Bárbara Bortoli (pesado) e Rubiane Pereira, está última na disputa de peso absoluto feminino. Já as medalhas de bronze vieram com Aristóteles Okioma (peso ligeiro), Wellington Manucci e Daniel Cardoso (ambos no peso leve), Thiago Massena e Shanon Nogueira no peso absoluto, Fernanda Souza (leve), Jeniane Santos (meio médio) e Bárbara Bortoli no absoluto.

No xadrez, a Unoesc foi representada por Tainan Dallagrave, que disputou cinco rodadas, perdeu a partida em quatro delas e terminou em empate na quinta.

Campeonato de Futebol

De forma paralela aos Jogos Universitários, também foi realizado em Caçador o 4º Campeonato Catarinense Universitário de Futebol, disputado apenas no naipe masculino. A equipe da Unoesc teve três partidas e venceu duas, contra a Udesc por 5x0 e contra a Unisul por 3x0, mas perdeu o último jogo, contra a Uniarp, que venceu por 3x1 e sagrou-se campeã. A Unoesc, com estes resultados, ficou com o vice-campeonato.

Parceria com associações esportivas

Para disputar as modalidades coletivas e o judô, a Unoesc conta que a parceria de associações esportivas das cidades onde ficam localizados os Campi da Universidade, as quais são responsáveis pelo treinamento dos atletas e das equipes que representam a instituição em competições universitárias e, por outro lado, recebem apoio da Universidade para a manutenção de atividades de formação e treinamento de atletas e equipes.

Estas entidades são a Associação Meio-oeste de Judô (AMOJ), a Associação Videirense de Basquete (Aviba), a Associação Joaçaba Esporte e Cultura (AJEC), a Associação Desportiva e Cultural de Handebol (Adrecha), a Associação Handebol de Videira (Archavi) e a Handebol Chapecó.

Para participar desta edição dos JUCs, a Unoesc também contou com o apoio das empresas Bonato Materiais de Construção e Organizações LIMGER.

Os 57º JUCs

 Os JUCs são promovidos pela Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU). A 57ª edição foi realizada pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) – que sediou a maior parte das competições – com o apoio do Governo do Estado, da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte) e da Prefeitura Municipal de Caçador.

Nesta edição, o evento presta uma homenagem ao professor Edmar de Oliveira Pinto, falecido em março deste ano. O professor Edinho, como era conhecido, foi um dos responsáveis pela implantação e coordenador do Curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba. É reconhecido no Estado pelo incentivo e trabalho realizado na área do esporte e, nos JUCs 2013, dará nome ao Troféu Eficiência, premiação que será concedida à instituição que obtiver o melhor resultado no cômputo geral de pontos obtidos pelo desempenho em todas as modalidades disputadas, a qual só será conhecida após as disputas da modalidade de atletismo, que ocorrerão no próximo domingo, dia 11, em Itajaí.

Fonte: Bruna Santos de Andrade/Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X