Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 16:46

Herval d' Oeste

Cemitério ou coração de mãe?

Publicado em 09/08/2013 ás16:20

Cemitério Municipal Nossa Senhora da Glória

Foto: Cemitério Municipal Nossa Senhora da Glória

Contradições e nenhuma solução para resolver o problema do Cemitério Municipal Nossa Senhora da Glória de Herval d´Oeste que está com a capacidade esgotada desde o início do primeiro mandato do prefeito Nelson Guindani. Nesta semana o assunto veio à tona novamente depois que o vereador Jean Patrick Giusti fez um pedido de informação para saber se existe projeto para ampliação e, de que forma estão sendo utilizados os espaços no local. O próprio líder do governo na Câmara de Vereadores Davi Frozza, que foi secretário de planejamento na gestão passada, admitiu que a situação não pode ser mais protelada e que a solução deve ser imediata.

Em visita ao cemitério, o Portal Caco da Rosa verificou que os corredores e até mesmo o local de estacionamento estão sendo utilizados para sepultamentos.  Na Prefeitura ninguém quis falar do problema, o engenheiro Cleimar Piovesan disse que somente o prefeito poderia falar sobre o assunto. Na secretaria de planejamento ouvimos a mesma coisa da secretária Márcia Zagonel que ao ser questionada, admitiu não haver projeto.

No entanto, o prefeito Nelson Guindani afirma que trabalha com três possibilidades: readequação dos espaços no atual cemitério; projeto de construção de um novo no terreno da Prefeitura próximo a SERP, e aquisição de um terreno no sentido à Estação Luzerna próximo a um cemitério particular. De acordo com ele “de uma forma urgente o município aguarda não apenas a questão dos recursos, mas as licenças sanitárias e ambientais que são as mais complicadas”. Ao ser confrontado com a informação da secretária de planejamento de que não há projeto, o prefeito desconversou. “Tem projeto sim, só que se eu divulgar eles querem milhões a mais” disparou de forma confusa.

Guindani explicou ainda que com a readequação no cemitério será possível conseguir mais 55 espaços. “Onde hoje está sendo ocupado por três túmulos serão feitos seis” disse ao informar que serão mexidos os túmulos abandonados, sem identificação. Segundo o prefeito, 90% da população hervalense possui espaço no cemitério, adquirido no passado. Quanto à utilização do estacionamento, o prefeito alegou que não há ilegalidade na prática e, que se precisar vai usar todo aquele espaço.  

Ouça a entrevista com o prefeito Nelson Guindani:

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X