Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 29/10/2026 | 05:06
Publicado em 12/10/2020 ás11:30
A Polícia Militar Ambiental apreendeu diversas redes e abordou várias pessoas em atividade de pesca no último sábado (10), durante mais uma etapa da Operação Piracema.
A fiscalização, que tem por objetivo reprimir a pesca de forma irregular, ocorreu nas águas do Rio Uruguai e no reservatório de água da Usina Hidrelétrica de Campos Novos.
Durante as abordagens, os policiais orientaram as pessoas quanto as regras para realizar a pesca neste período de piracema nas águas da bacia do Rio Uruguai.
Os peixes que estavam presos nas redes foram liberados à natureza. A operação contou com o apoio da 5ª Base de Aviação do Batalhão de Aviação da PMSC (Lages).
Período da Piracema
A pescaria fica restrita até 31 de janeiro, período de reprodução dos peixes. Conforme a Portaria do IBAMA nº 193/2008, fica proibido a pesca com abrangência em toda Bacia do Rio Uruguai nos estados de Santa Catarina e Rio grande do Sul.
A época da Piracema é quando os peixes sobem rio acima para a desova. O trajeto deixa os peixes debilitados e muitos pescadores aproveitam-se dessa fragilidade para capturá-los facilmente e em grandes quantidades. A piracema é essencial para a preservação das espécies dos rios e lagos.
A pesca neste período com a utilização de petrechos considerados predatórios configura-se crime ambiental. A instrução normativa do Ibama permite apenas a pesca de caráter científico, previamente autorizada, e a pesca profissional e amadora embarcada e desembarcada, com a utilização de linha e anzol, limitando o uso de um petrecho por pescador. Fica vedada a embarcação motorizada e pesca em locais específicos.
O acidente ocorreu por volta das 16h, nas proximidades da subestação da Celesc, e envolveu também outros dois veículos, um GM/Ônix e um GM/Celta
Testemunhas relataram à Polícia Militar que o homem, de 60 anos, invadiu a residência da vítima para exigir a retirada de uma medida protetiva de urgê
Andressa foi encontrada inconsciente e socorrida ao Hospital São Paulo, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu durante o atendimento méd
Celestino Guzatti, de 60 anos, apontado como autor do assassinato de Franciele Aparecida de Lima, de 34 anos, foi encontrado com ferimentos por dispar
A empresa Viga Pavimentação e Obras venceu a licitação para a construção do trecho de 9,9 km, que ligará a BR-282 à Comunidade de Duas Casas. O invest
A condutora do carro ficou presa às ferragens, sofreu politraumatismos e teve o óbito constatado no local. O motorista do caminhão, de 45 anos, não se