Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 12:51

Estado

Virou novela: suspenso edital da Ferrovia do Frango

Publicado em 06/09/2013 ás10:00

Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

O Tribunal de Contas da União decidiu suspender o edital para contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evetea) e o Projeto Básico da Ferrovia do frango que vai ligar o litoral de Santa Catarina a cidade de Dionísio Cerqueira, na divisa com a Argentina. A informação foi divulgada pelo presidente da Valec, Josias Cavalcanti durante audiência pública com uma comitiva catarinense em Brasília na quarta-feira. A suspensão é para que seja feito um estudo mais amplo de alternativas para o traçado.

O edital de construção da ferrovia foi alterado recentemente. Quando lançado, o documento trazia condição de que o traçado se desenvolvesse pelo centro do estado. A expressão foi retirada, o que causou preocupação na população que vive no Vale do Itajaí. Autoridades acreditam que da maneira como ficou, abre-se precedente para que o trajeto da ferrovia seja outro. Segundo o presidente da Valec, a alteração no edital foi metodológica e não teve motivação política. “São normas técnicas para procurar a melhor alternativa técnica, econômica e ambiental. Essa expressão foi para não limitar o estudo” justificou.

Segundo deputado federal Rogério Mendonça (Peninha) do PMDB, existe uma briga política em Santa Catarina, onde alguns defendem que a ferrovia passe pelo Norte do estado e outros pelo Vale do Itajaí. “O Porto de Itajaí é o principal porto de escoação e de recebimento de containers, um dos maiores do Brasil e seria um contrassenso muito grande a ferrovia ir até o Porto de São Francisco” defendeu.

Para o presidente da associação dos municípios do Alto Vale do Itajaí, Hugo Lembeck, a ferrovia tem a intenção de fazer e integração de Santa Catarina do Extremo Oeste ao Extremo Leste. Na sua avaliação não tem outro jeito a não ser pelo centro do estado que vai beneficiar 190 municípios. “Temos que fazer valer a intenção daqueles que representam o maior número de municípios catarinenses. É um corredor de desenvolvimento industrial, um corredor que tem um trânsito infernal na BR-470, que tem ceifado diariamente vidas justamente pelo trânsito pesado”, argumentou Lembeck.

Os técnicos alegam que a empresa a ser contratada vai decidir sobre o roteiro no estudo de viabilidade.

Fonte: Acaert

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X