Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
23-07-2019 | 01:54
JOAÇABA08/09/2013 às 10:46

Pratos a base de peixe incrementam merenda nas escolas da região da Ammoc

Pratos a base de peixe incrementam merenda nas escolas da região da Ammoc
Foto:Nutricionista Paula Schlegel Reisdorfer com as merendeiras Marli Ferreira da Silv
a Piovesan de Erval Velho e Ana Betoni de Luzerna

A Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc), em parceria com o Senar de Joaçaba promoveu esta semana de 3 à 6, (terça, quarta, quinta e sexta-feira) treinamento para as merendeiras da região para produção de geleias, e elaboração de pratos a base de peixes. Participaram do treinamento, que foi sendo realizado na cozinha do antigo NEP, no prédio da  Associação, 20 merendeiras de escolas da rede municipal de ensino de 10 municípios da região da Ammoc, além das nutricionistas. O curso foi ministrado pela instrutora do Senar Neuza Pratto. Na terça e quarta-feira (3 e 4) foram realizadas as aulas para elaboração de pratos a base de peixes e nos dias 5 e 6, (quinta e sexta-feira) para produção de geleias, das 8 às 17 horas.

Segundo Marize Coletti, coordenadora dos Colegiados da Ammoc como há uma grande rotatividade de merendeiras nas escolas e creches dos municípios, 90% são novas, é necessário frequentemente  promover estes treinamentos para mantê-las atualizadas. A preocupação da Ammoc é proporcionar uma merenda cada vez mais saudável às crianças e para isso está incluindo já há algum tempo o peixe no cardápio. Os benefícios à saúde são grandes, pois contem ômega 3 o que auxilia na prevenção de doenças como diabetes, acidente vascular cerebral (derrame), artrite, asma e alguns tipos de câncer. A recomendação é que os pratos sejam cozidos, assados ou grelhados, evitando assim a fritura que além dos males que causa a saúde destrói o ômega 3.

Alem das aulas práticas sobre como elaborar os pratos, as merendeiras receberam uma apostila contendo inúmeras receitas como pirão, pastel, patê, saladas, tortas, lasanha, empadão, ensopado e outras dicas de como servir peixe assado, grelado ou cozido. Segundo a nutricionista Paula Schlegel Reisdorfer os peixes utilizados nos pratos são adquiridos de pesque pague da região, como carpas e tilapias, o que garante a qualidade do produto e também incrementa a renda dos produtores familiares. “Alem disso desenvolvemos hábitos alimentares mais saudáveis nos alunos, o que é a nossa maior preocupação, sem contar que as propriedades nutricionais do peixe  favorecem a parte neurológica o que auxilia no aprendizado dos alunos”.

A merendeira Marli Ferreira da Silva Piovesan de Erval Velho conta que os alunos da creche onde ela trabalha aceitaram muito bem os pratos a base de peixe. “Nestes treinamentos aprendemos receitas deliciosas e nutritivas e as crianças adoram, o que nos tranquiliza, pois sabemos que estamos servindo alimento altamente saudável que ajuda no desenvolvimento dos pequenos”.

Ana Betori que trabalha há cinco anos como merendeira em Luzerna disse que é a segunda vez que participa da capacitação para elaborar receitas utilizando peixes. “Colocar na prática é muito bom, as crianças gostam. Hoje estamos aprendendo como fazer novos pratos e temos certeza que vão ser aprovados pelos alunos”.

 Na produção de geleias, que faz parte da capacitação, vão ser reaproveitadas frutas como banana, maça, laranja, morango. Segundo Marize nesta época é uma grande oferta destas frutas na região e como são perecíveis, uma boa e saudável ideia é usa-las para as geleias, o que também auxilia numa merenda escolar mais saudável e na renda dos produtores da agricultura familiar da região.

Fonte: Joce Pereira

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui