Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 10:25

Educação

Definidas propostas que irão compor documento final da Conae

Publicado em 10/09/2013 ás11:13

Elza Moretto encerrou os trabalhos da II Conferência de Educação/Foto:Osvaldo Nocetti

Foto: Elza Moretto encerrou os trabalhos da II Conferência de Educação/Foto:Osvaldo Nocetti

Finalizando as discussões e os trabalhos da II Conferência Estadual de Educação de Santa Catarina (Conae/SC), os diferentes segmentos da sociedade se reuniram na Plenária Final, realizada na manhã desta segunda-feira, 9, para as homologações das propostas e escolhas dos 87 delegados que irão representar o Estado na Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada em fevereiro de 2014, em Brasília.

As propostas dos sete eixos discutidas no domingo, 8, e aprovadas com mais de 50% da votação foram homologadas. As demais propostas, que não alcançaram o número mínimo dos votos, foram levadas à Plenária Final para a aprovação ou rejeição. Após as deliberações foram definidas efetivamente as propostas que irão compor o Documento Final que representará os desejos de SC na Conae 2014.

Durante os três dias de eventos profissionais da educação, membros do Fórum Estadual e lideranças municipais e estaduais estiveram reunidos para debater as deliberações de todos os encontros realizados no Estado, nas conferências municipais e intermunicipais. A abertura do evento foi marcada pela palestra da professora e doutora da Universidade de São Paulo (USP), Lizete Regina Gomes, abordando o Plano Nacional de Educação (PNE).

“O PNE não é um documento simplesmente, e sim é este processo de reunião que está sendo realizado por meio das Conferências, nas quais os vários segmentos da sociedade se reúnem para discutir qual a política educacional que deveria ser realizada no Brasil. Podemos dizer que é um processo de formação ao chamar a todos para estas discussões, até que um dia a população brasileira realmente consiga colocar como prioridade nacional a educação brasileira”, destaca Lizete.

No segundo dia do evento, delegados e observadores acompanharam os 30 conferencistas que ministraram palestras sobre os sete eixos, que serviram de embasamento para que os 469 delegados confrontassem o conteúdo norteador do Documento Referência, criado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), com tudo que foi discutido, alinhando com as propostas que serão representadas por Santa Catarina.

“O documento gerado por meio das discussões desta conferência representa a voz de diferentes camadas da população catarinense, na construção de novas políticas públicas para um sistema educacional democrático e de qualidade”, afirma a coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Elza Marina Moretto.

A partir de agora a equipe técnica irá se reunir para organizar o Documento Final com as propostas aprovadas durante a Conae Estadual. O material deve estar pronto até novembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X