Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
23-04-2019 | 08:58
GERAL16/09/2013 às 10:46

Andar de ônibus nunca esteve tão caro

Preço do transporte público subiu 111% em dez anos
Andar de ônibus nunca esteve tão caro
Foto:Transporte público Joaçaba e Herval d´Oeste/Ilustrativo

Matéria da Revista Exame desta segunda-feira (16) diz que ter carro próprio nunca esteve tão barato no Brasil, assim como andar de ônibus nunca esteve tão caro. A revista aponta levantamento feito pelo Estadão Dados, que mostra que a inflação do transporte público no País foi quatro vezes maior do que a inflação do transporte particular nos últimos dez anos.

Enquanto o preço dos ônibus urbanos subiu 111% desde 2002, por exemplo, o custo de um carro novo cresceu 6,3%. Os números foram retirados dos cálculos do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como a inflação média acumulada nesse período foi de 82,9%, isso significa que andar de ônibus ficou mais caro, enquanto comprar um carro zero km ficou bem mais barato. A diferença fica ainda maior quando se compara com o custo de um carro usado, que mesmo nominalmente apresentou variação negativa de 19,1% no período.

Outros gastos relacionados à manutenção de um veículo próprio também ficaram abaixo que a inflação, como a gasolina (43,9%) e seguro automotivo (40,5%). Por outro lado, o custo do metrô subiu mais do que a inflação (93,9%).

Esses dois movimentos contrários podem estar relacionados, segundo especialistas. Isso porque o governo federal incentivou a compra de carros ao diminuir, desde 2008, impostos pagos pelas montadoras.

Fonte: Exame

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui