Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 14:01

Estado

SC recebe médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior

Publicado em 17/09/2013 ás09:28

Divulgação Secretaria Saúde

Foto: Divulgação Secretaria Saúde

Vinte e um profissionais do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, participam em Florianópolis, de uma série de palestras para conhecer a realidade e as políticas de Atenção Básica em Saúde, em Santa Catarina. Esses médicos compõem o grupo de 296 profissionais intercambistas (estrangeiros ou brasileiros com formação no exterior) que aderiram ao programa federal e vão trabalhar em todo o país.

A previsão é que a partir da próxima semana os médicos sejam encaminhados às cidades onde vão trabalhar. Santa Catarina já recebeu, anteriormente, outros 27 profissionais participantes do Programa Mais Médicos. No primeiro grupo, todos os profissionais eram brasileiros.

No total, 34 cidades catarinenses estão recebendo profissionais para o Programa Mais Médicos. As 21 pessoas que chegaram esta semana vão para 17 municípios (Antônio Carlos, Apiúna, Biguaçu, Brusque, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lauro Muller, Mafra, Navegantes, Nova Erechim, Palhoça, Passo de Torres, Paulo Lopes, Penha, Saudades e Xanxerê).

Para a secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, é muito importante esse primeiro contato dos médicos com as especificidades da saúde estadual. “Nosso objetivo é acolher esses profissionais. O que queremos é que os municípios catarinenses tenham condições de oferecer um bom atendimento na Atenção Básica”, lembra a secretária.

Segundo o superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Clécio Espezim, o papel da secretaria é dar o máximo de subsídios para os médicos atuarem no Estado. “Preparamos um cronograma de atividades e material informativo para que eles conheçam como funciona a saúde em SC, inter-relacionando a Atenção Básica com outras áreas indispensáveis para o trabalho dos profissionais”, destaca Espezim.

Nesta segunda-feira, 16, os profissionais foram recepcionados por representantes da SES, do Ministério da Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems) no Hotel Castelmar. Ao longo de toda a semana haverá palestras e mesas de debates envolvendo a saúde pública catarinense.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X