Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
21-08-2019 | 05:07
EDUCAÇÃO02/10/2013 às 09:00

Estudantes e professores participam de Congresso Brasileiro de Bioética

Estudantes e professores participam de Congresso Brasileiro de Bioética
Foto:Evento aconteceu em Florianópolis

Um grupo de estudantes de Medicina e de professores de vários cursos da Unoesc Joçaba participou do X Congresso Brasileiro de Bioética, realizado na semana passada em Florianópolis pela Sociedade Brasileira de Bioética. O grupo de estudantes era formado por 78 acadêmicos de Medicina que integram a Liga Acadêmica de Bioética e Ética Médica (LABEM) da Unoesc. Já os professores participaram de conferências, mesas redondas e palestras, além de acompanhar toda a programação do evento.

Conforme explica o professor Dr. Élcio Luiz Bonamigo, os estudantes apresentaram 20 pôsteres e inscreveram 14 vídeos. Os pôsteres eram de trabalhos de pesquisa desenvolvidos por integrantes da LABEM sob a orientação de professores do curso. Os vídeos, que retratam conflitos morais vivenciados no cotidiano da Medicina, também foram desenvolvidos dentro das atividades do Curso e da Liga Acadêmica, sendo que um deles que foi apontado entre os 10 melhores do evento.

O vídeo exibido retrata o conflito que pode existir entre as diretivas antecipadas de vontade e a decisão da família no momento de optar ou não pela doação de órgãos.

– A lei diz que quem decide a doação de órgãos é a família, mas o paciente tem o direito ético a manifestar suas vontades antecipadamente. O vídeo explora este vácuo legislativo dramatizando um conflito em que a família posiciona-se de forma diferente da vontade do paciente – conta o professor.

Quem representou o grupo que produziu o vídeo durante a exibição foi a acadêmica Beatriz Sartori.

Os estudantes da Unoesc também foram os responsáveis pela organização do I Encontro das Ligas de Bioética, que ocorreu durante a programação do Congresso. Nesse evento, houve a apresentação das ligas, discussão de casos de bioética clínica e um julgamento simulado dos congressos brasileiros de Bioética. Os acadêmicos da Unoesc ainda apresentaram um vídeo didático sobre Deliberação Moral (na discussão de casos) e o acadêmico Elzio Luiz Putzel, que é fundador da Liga de Bioética e Ética Médica da Unoesc, apresentou o histórico da entidade.

Maria Eduarda da Rosa Ulanoski Carvalho, que é presidente da LABEM, e a colega Jéssica Manfroi, que integra a Liga, relatam que a participação no Congresso foi uma experiência importante para a formação profissional.

– Além da possibilidade de expor nossos trabalhos, estivemos em contato com grandes nomes do cenário nacional nos campos da Bioética e Ética Médica discutindo assuntos polêmicos e atuais – comenta Jéssica, lembrando que o evento também proporcionou uma visibilidade importante para a Liga Acadêmica e para a própria Unoesc, por meio da realização do Encontro das Ligas de Bioética e da exposição de trabalhos desenvolvidos na Universidade.

Participação de professores

Os professores que participaram do X Congresso Brasileiro de Bioética foram o próprio professor Élcio, Jovani Antônio Stefani, Rudy José Nodari Junior, Ana Paula Pereira, Maria Esther Duran Traverso, Rosângela Zoldan, Marilda Saccol, Maria do Carmo Vicensi e Liliane Simara Fernandes, que coordena a Área das Ciências Biológicas e da Saúde da Unoesc Joaçaba, além de Ricardo José Nodari, do Curso de Direito, e de Everton Boff, que é professor e coordenador do Curso de Farmácia na Unoesc São Miguel do Oeste.

O professo Élcio também representou o Conselho Federal de Medicina em uma palestra sobre a inclusão do testamento vital na deontologia médica, coordenou o I Encontro de Ligas Acadêmicas de Bioética e Ética Médica e lançou os livros “Manuel de Bioética” e “Bioética: pontos de mutação de uma sociedade em mudanças”, sendo este último em coautoria com Josimário Silva.

Os professores doutores Jovani Antônio Steffani – presidente do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos e da Comissão de Ética no Uso de Animais em Pesquisas Científicas, ambas da Unoesc – e Rudy José Nodari Junior participaram de conferências e mesas redondas que fizeram parte da programação do Congresso. O professor Everton, de São Miguel, apresentou pesquisas realizadas naquele Campus.

O professor Dr. Bruno Rodolfo Schlemper Júnior, professor de Ética Médica e de Doenças Infecciosas e Parasitárias na Unoesc, presidiu o congresso.

Fonte: Bruna Santos de Andrade /Unoesc

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui