Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 06:29

Joaçaba

Rede Feminina fala sobre Outubro Rosa na Câmara

Publicado em 08/10/2013 ás09:00

Integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer na tribuna da Câmara

Foto: Integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer na tribuna da Câmara

Atendendo a convite feito pelo vereador Vilmar Zílio, integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joaçaba estiveram na Câmara de Vereadores participando da sessão de quarta-feira, dia 2, para falar sobre o Outubro Rosa, evento que acontece no mundo todo e que tem como objetivo intensificar a conscientização sobre a importância da prevenção em relação ao câncer de mama.       

A presidente da entidade, Wanda Freiberger, ao utilizar da Tribuna Popular da Câmara falou sobre as ações da Rede no apoio as mulheres portadoras da doença através do auxílio financeiro para a realização de exames e demais procedimentos e apoio psicológico. Além de Wanda, usaram da tribuna as voluntárias Maristela Freiberger e Carla Hoffmann.

Segundo as integrantes da Rede, que já existe em Joaçaba há 12 anos, a entidade está unindo forças para conseguir a ampliação da jornada de trabalho de uma enfermeira que hoje atende na Rede por três horas semanais, através de uma parceria com a Secretaria de Saúde. Elas solicitaram o apoio da casa legislativa e os vereadores se comprometeram em colaborar na busca por uma solução. Todos os vereadores foram unânimes em elogiar o trabalho realizado pelas voluntárias da Rede.

Segundo elas, em Santa Catarina são detectados cerca de 1.300 casos da doença por ano e, no Brasil são cerca de 53 mil novos casos a cada ano. “As mulheres devem estar atentas, fazer o autoexame, a mamografia. Prevenir é importante e descobrir a existência da doença a tempo de tratá-la também. A Rede realiza um trabalho de formiguinha, mas muito valioso”, reiterou Wanda.

Atendimento: a Rede dispõe de um consultório e atende a cerca de cinco consultas semanais. Agora, durante o Outubro Rosa, o atendimento será feito todos os dias, inclusive aos sábados. A Rede presta um serviço voluntário as mulheres com menor poder aquisitivo e conta com o apoio da comunidade e de empresários para arrecadar recursos e repassar a quem necessita. As 50 voluntárias também produzem artesanato para a venda, mantém um brechó e realizam eventos com a finalidade de angariar recursos.    

Fonte: Adriana Panizzi

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X