Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 05:41

Educação

Enade aponta cursos da Unoesc entre os melhores do País

Publicado em 09/10/2013 ás18:05

Ilustrativa/Sala de aula

Foto: Ilustrativa/Sala de aula

O Curso de Ciências Contábeis da Unoesc Pinhalzinho é o segundo melhor do País, conforme apontou o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2012, cujos resultados foram divulgados na segunda-feira. O curso obteve a segunda melhor nota entre 865 cursos de Ciências Contábeis e ainda figura entre os 50 melhores se comparado com todos os cursos de graduação avaliados nessa edição do exame, que foram 6.306 em todo o País.

O Enade 2012 avaliou o desempenho de mais de 1,7 mil estudantes da Unoesc que estavam concluindo os cursos de Administração, Comunicação Social - Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Processos Gerenciais. Esses cursos são oferecidos em 12 cidades localizadas desde a Região Extremo-oeste até o Vale do Rio do Peixe.

Com exceção do Curso de Ciências Contábeis de Pinhalzinho, que ficou com conceito máximo, todos os demais obtiveram conceito 3 ou 4 em uma escala que vai até 5, o que significa que, segundo este indicador, estão de acordo ou até acima dos padrões de qualidade exigidos pelo MEC. Os cursos de Ciências Contábeis oferecidos em Xanxerê, São Miguel do Oeste, Videira e  Joaçaba, todos com conceito 4, também ficaram bem posicionados entre os cursos de Contabilidade do País, com a 49ª, a 78ª, a 79ª e a 101ª melhores notas. O Curso de Direito de Xanxerê, conceito 4, ficou na posição 164 entre 951 cursos de Direito.

Outros 11 cursos da Unoesc obtiveram conceito 4: Administração (Campos Novos, Maravilha, São Miguel do Oeste e Xanxerê), Comunicação Social – Jornalismo (Joaçaba e São Miguel do Oeste), Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Joaçaba), Psicologia (Joaçaba e São Miguel do Oeste), Tecnologia em Gestão Comercial (Chapecó) e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (Fraiburgo).

Os resultados, de acordo com o professor Rogério Bilibio, que é responsável pela Avaliação Institucional na Unoesc, refletem a preocupação constante da Universidade com a melhoria da qualidade da formação oferecida aos seus estudantes, o que envolve, entre outros fatores, a diversidade das abordagens pedagógicas, investimentos em infraestrutura e o apoio prestado aos alunos para que tenham condições de aproveitar o processo de formação da melhor forma possível.

– Acreditamos que o resultado do Enade de 2012 e os próximos venham a refletir um trabalho planejado e executado não apenas para obter esse indicador, mas para atingir o objetivo maior da Universidade, que é a excelência acadêmica. Ao buscar essa excelência, devemos nos posicionar bem nas avaliações internas e externas – acrescenta o Vice-reitor Acadêmico, Nelson Santos Machado.

Rogério lembra, ainda, que a Unoesc também aposta na conscientização dos estudantes para que façam o exame de forma responsável, de modo que o resultado desta avaliação possa realmente expressar a realidade da formação obtida na Universidade.

O Enade

O Enade avalia o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Todos os cursos de graduação passam pela avaliação pelo menos a cada três anos.

Na edição de 2013, cujos resultados serão divulgados em 2014, serão avaliados os cursos das áreas de Saúde, Ciências Agrárias e Serviço Social. A prova será aplicada em 24 de novembro.

Fonte: Bruna Santos de Andrade /Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X