Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 03/09/2026 | 18:14
Publicado em 30/10/2013 ás19:00
Após o Vaticano ter sinalizado com o “Nihil obstat” (nada consta), o bispo diocesano de Joaçaba, D. Mário Marquez, aceitou o pedido dos vice-postuladores da Causa Frei Bruno Linden, Frei Estêvão Ottenbreit e Frei Alex Cianorski, e deu início oficialmente na tarde desta quarta-feira (30) ao processo para beatificação e canonização do Frei. Em uma sessão bastante formal na Sala Frei Edgar da Paróquia, foram nomeadas as pessoas que estarão produzindo os documentos oficiais que serão encaminhados a Santa Sé.
Padre Paulo Ramos, chanceler da diocese, procedeu a leitura do decreto do bispo pedindo a abertura do processo. A leitura foi feita em italiano, pois o documento será enviado a Roma e, em seguida foi formado o Tribunal Eclesiástico que terá a função de selecionar 30 pessoas de uma lista contendo 160, que conviveram com Frei Bruno. Também foi criada a Comissão Histórica com a incumbência de produzir a biografia oficial.
“Estamos vivendo um momento histórico, importantíssimo para a nossa igreja, em particular para Joaçaba” comentou Dom Mário agradecendo os vice-postuladores e todas as pessoas engajadas na causa. “Temos a confiança que o processo ande rápido, por isso a importância de rezarmos pedindo pela beatificação” pediu.
O presidente da Comissão Histórica, Frei Clarêncio, pretende lançar a biografia no dia 16 de março do próximo ano, durante a Romaria. “Já fizemos um trabalho fundamental recolhendo os documentos em todas as paróquias que Frei Bruno trabalhou” informou. “Por ser um homem pobre, dedicado, penitente, e também por sua dedicação ao povo e a família, ele tem tudo para ser beatificado” enumerou confiante Frei Clarêncio as virtudes que podem levar a santidade.
Conforme o presidente do Tribunal Eclesiástico, Pe. Davi Lenor, o trabalho será árduo, pois vai implicar em viagens e demandar tempo para ouvir as pessoas com perguntas adequadas. “Estou estudando alguns depoimentos e vejo que o compromisso e a responsabilidade são grandes” definiu ao dizer que dos 30 depoimentos, 10 devem ser com religiosos que conheceram Frei Bruno e os outros 20 com pessoas leigas que podem acrescentar alguma coisa ou fato relevante.
A próxima sessão já foi marcada pelo bispo Dom Mário para as 09h do dia 09 de dezembro em Xaxim.
Próximo passo
Concluídos os interrogatórios, encerra-se o processo diocesano quando toda a documentação será lacrada e enviada a Roma, onde começará a segunda etapa, análise por parte da Santa Sé do material colhido.
Tribunal Eclesiástico:
Delegado: Pe. Davi Lenor Ribeiro dos Santos
Promotor de Justiça: Pe. Clair José Lovera
Notária (secretária): Michelle Selig
Notário auxiliar: Cláudio Orço
Comissão Histórica:
Presidente: Frei Clarêncio Neotti
Historiadora: Iraci Lopes
Assista abaixo vídeo com a leitura do pedido para abertura do processo:
O crime ocorreu por volta das 19h nas proximidades da entrada para o Loteamento Brisas do Vale, na subida para o Campus 2 da Unoesc, após um desentend
A análise preliminar apontou a ocorrência de legítima defesa, excludente de ilicitude prevista nos artigos 23 e 25 do Código Penal. A decisão consider
O acidente ocorreu manhã desta segunda-feira (31) em um trecho próximo à ponte de acesso ao bairro Amarante, no momento em que chovia na região
Durante a intervenção para restabelecer a ordem, o homem resistiu ativamente às determinações da guarnição, sendo necessário o emprego proporcional da
Santo Piana estava internado na UTI desde o dia 12 de agosto após ter a casa invadida e ser agredido por criminosos na comunidade de São Francisco, no
De acordo com relatos da família, ele havia retornado recentemente para casa após receber alta de uma clínica em Luzerna e apresentava aparente estabi