Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 19:01

Joaçaba

Aberto oficialmente processo para beatificação e canonização de Frei Bruno

Publicado em 30/10/2013 ás19:00

Vice-postulador Frei Estêvão conduziu solenidade

Foto: Vice-postulador Frei Estêvão conduziu solenidade

Após o Vaticano ter sinalizado com o “Nihil obstat” (nada consta), o bispo diocesano de Joaçaba, D. Mário Marquez, aceitou o pedido dos vice-postuladores da Causa Frei Bruno Linden, Frei Estêvão Ottenbreit e Frei Alex Cianorski, e deu início oficialmente na tarde desta quarta-feira (30) ao processo para beatificação e canonização do Frei. Em uma sessão bastante formal na Sala Frei Edgar da Paróquia, foram nomeadas as pessoas que estarão produzindo os documentos oficiais que serão encaminhados a Santa Sé.

Padre Paulo Ramos, chanceler da diocese, procedeu a leitura do decreto do bispo pedindo a abertura do processo. A leitura foi feita em italiano, pois o documento será enviado a Roma e, em seguida foi formado o Tribunal Eclesiástico que terá a função de selecionar 30 pessoas de uma lista contendo 160, que conviveram com Frei Bruno. Também foi criada a Comissão Histórica com a incumbência de produzir a biografia oficial.

“Estamos vivendo um momento histórico, importantíssimo para a nossa igreja, em particular para Joaçaba” comentou Dom Mário agradecendo os vice-postuladores e todas as pessoas engajadas na causa. “Temos a confiança que o processo ande rápido, por isso a importância de rezarmos pedindo pela beatificação” pediu.

O presidente da Comissão Histórica, Frei Clarêncio, pretende lançar a biografia no dia 16 de março do próximo ano, durante a Romaria. “Já fizemos um trabalho fundamental recolhendo os documentos em todas as paróquias que Frei Bruno trabalhou” informou. “Por ser um homem pobre, dedicado, penitente, e também por sua dedicação ao povo e a família, ele tem tudo para ser beatificado” enumerou confiante Frei Clarêncio as virtudes que podem levar a santidade.

Conforme o presidente do Tribunal Eclesiástico, Pe. Davi Lenor, o trabalho será árduo, pois vai implicar em viagens e demandar tempo para ouvir as pessoas com perguntas adequadas. “Estou estudando alguns depoimentos e vejo que o compromisso e a responsabilidade são grandes” definiu ao dizer que dos 30 depoimentos, 10 devem ser com religiosos que conheceram Frei Bruno e os outros 20 com pessoas leigas que podem acrescentar alguma coisa ou fato relevante.

A próxima sessão já foi marcada pelo bispo Dom Mário para as 09h do dia 09 de dezembro em Xaxim.

Próximo passo

Concluídos os interrogatórios, encerra-se o processo diocesano quando toda a documentação será lacrada e enviada a Roma, onde começará a segunda etapa, análise por parte da Santa Sé do material colhido.

Tribunal Eclesiástico:

Delegado: Pe. Davi Lenor Ribeiro dos Santos

Promotor de Justiça: Pe. Clair José Lovera

Notária (secretária): Michelle Selig

Notário auxiliar: Cláudio Orço

Comissão Histórica:

Presidente: Frei Clarêncio Neotti

Historiadora: Iraci Lopes

Assista abaixo vídeo com a leitura do pedido para abertura do processo:

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X