Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 19:44

Região

Emoção marcou a abertura dos 17º Jogos para a Integração do idoso da Ammoc

Publicado em 10/11/2013 ás10:00

Abertura contou com a participação de delegações dos 12 municípios

Foto: Abertura contou com a participação de delegações dos 12 municípios

Um misto de emoção, alegria, descontração e espírito de companheirismo. Esta foi a marca registrada dos cerca de 900 idosos que participaram nos dias 7 e 8 da 17ª edição dos Jogos para Integração do Idoso (Jiido) da região da Ammoc realizada em Treze Tílias. Para eles já se foi o tempo em que as atividades e tarefas, até as de lazer eram limitadas de acordo com a idade. A abertura da competição realizada na sexta-feira no Ginásio Municipal Gabriel Hausberger contou com a apresentação das delegações dos 12 municípios participantes e também com belas apresentações culturais do grupo Lindental. O acendimento do Fogo Olímpico pela atleta Zenaide e o juramento dos atletas por Bernardo Moser foram um dos momentos mais emocionantes do evento.

Exemplo de União e dedicação

A gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR de Joaçaba  Nelci Trento Bortolini, representando o secretário Regional Ricardo Grando destacou que os jogos são uma grande demonstração da dedicação, união e perseverança dos grupos da terceira idade da região da Ammoc, são jogos tradicionais e que têm por objetivo principal a confraternização de todos os atletas da 3ª Idade. “Parabenizo os prefeitos e a Associação por incentivar esta magnífica competição".

O presidente da Ammoc prefeito de Herval d’ Oeste Nelson Guindani, iniciou seu pronunciamento saudando em primeiro lugar os participantes da competição. “Vocês hoje merecem ser saudados antes mesmo que as autoridades aqui presentes, pois são todos vocês os responsáveis por este grande e maravilhoso evento. Todos que estão aqui hoje contribuíram com o seu município com trabalho e dedicação, sendo de grande relevância para suas cidades, sabemos que todos estão aqui para ganhar, mas o principal objetivo deste evento é a confraternização. Destaco também a participação da maioria dos prefeitos da Ammoc neste evento, o que mostra o quanto nós gestores prestigiamos a nossa terceira idade.”

O prefeito Anfitrião Mauro Dresch agradeceu pelos jogos terem sido realizados em seu município. “Agradeço a todos que contribuíram de uma forma ou outra para a realização deste evento. Os atletas aqui presentes nos jogos são um exemplo de coragem e dedicação. A tendência destes Jogos é aumentar o número de participantes a cada ano. Destaco a importância da confraternização entre os competidores. É com muita alegria que nosso município recebe esta competição, os grupos aqui presentes participam efetivamente todos os anos e são um exemplo de vida para todos nós. Para o nosso município é uma grande satisfação sediar a competição, uma oportunidade de promover a prática sadia do esporte para os idosos e também a confraternização dos grupos. Todos que participaram desses jogos podem se considerar campeões, pois provaram mais uma vez que idade não significa limitação”.

Priorizando a qualidade de vida - É visando esta integração e a qualidade de vida dos idosos que fazem parte dos grupos da Terceira Idade, que a Ammoc realiza os jogos já há 17 anos consecutivos e a cada edição o número de participantes vem aumentado, foram quase 900 nessa edição e todos com idade acima de 60 anos. Segundo Marize Coletti, coordenadora geral dos jogos, cada edição da competição é aguardada com muita expectativa pelos idosos, pois é para eles uma oportunidade de integração, troca de experiências e de muito lazer, da qual eles não abrem mão.  “A novidade para o próximo ano é a inclusão de mais três modalidades: voleibol, futebol (a definir de campo ou salão) e chute ao pneu (quando o pneu é usado como trave)”.

Participaram da competição 12 municípios da Ammoc com exceção de Tangará. Os jogos este ano foram uma parceria entre Ammoc e as Prefeituras participantes. A competição foi disputada em 16 modalidades: Bola ao cesto (handebol), canastra, bocha, bolão 23, dominó, escopão, tênis de mesa, três sete, truco, dama, peteca, xadrez, quatrilho, mora, trilha e sinuca nos naipes masculino e feminino. A coordenação técnica da competição foi do professor e integrador esportivo da Fesporte Carlos Hack.       

 

Fonte: Joce Pereira

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X