Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 07:44

Jasc

Jasc 2013: mais de 3 mil pessoas acompanharam o cerimonial de abertura

Publicado em 21/11/2013 ás08:00

Novidades deste ano foi a forma como o fogo olímpico foi aceso

Foto: Novidades deste ano foi a forma como o fogo olímpico foi aceso

A emoção e a euforia de mais de três mil pessoas marcou a cerimônia de abertura dos 53º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), nesta quarta-feira, 20 de novembro, no Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau. O evento começou com a apresentação de atletas que representaram as 81 delegações que disputarão as 26 modalidades e buscarão os 47 troféus a partir desta quinta-feira. Entre as atrações, grupos folclóricos alemães e rainha e princesas da Oktoberfest deram boas vindas ao público. Quem estava nas arquibancadas pôde acompanhar detalhes das apresentações num telão que foi uma atração à parte: gigantesco, com nove metros de altura por 60 metros de largura, é o maior já utilizado no Sul do Brasil.

“Tenho certeza de que essa edição dos Jasc, aqui em Blumenau, será um sucesso. É uma grande oportunidade para que Santa Catarina mostre os grandes talentos esportivos que tem”, afirmou o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky. O presidente da Fesporte, Erivaldo Nunes Caetano Jr, também destacou a importância dos Jogos Abertos: “Investir no esporte é vocação de Santa Catarina, dever do Estado e a certeza de novas gerações vitoriosas”, afirmou. O prefeito da cidade anfitriã, Napoleão Bernardes, aproveitou a ocasião para dar as boas vindas aos participantes. “Tragam aos Jasc o que o esporte tem de melhor: os valores, as virtudes e o bem”, destacou. Coube ao governador Raimundo Colombo, em um discurso breve e emocionado, declarar abertos os 53º Jasc. E ele o fez com a empolgação de quem já viveu estas emoções bem de perto: o governador foi goleiro do futsal de Lages nos anos 70.

Fogo Olímpico

Uma das novidades deste ano foi a forma como o fogo olímpico foi aceso: duas tochas passaram pelas arquibancadas, de mão em mão, para que diversas pessoas e atletas pudessem participar do momento. Depois, a chama foi conduzida pelo jogador do time de basquete de Blumenau, Ricardo Probst, até as mãos da pequena ginasta Ana Caroline de Lima, de 12 anos, que acendeu a pira olímpica. O juramento dos Jasc foi feito pelo remador Roque Zimmermann, também de Blumenau. 

Concluída a emocionante cerimônia, que Blumenau havia prometido, agora é hora das estrelas do espetáculo entrarem em cena. A partir desta quinta-feira, começam as competições, com destaque para a ginástica rítmica, que definirá os primeiras medalhas, e também o handebol e o futebol feminino.

Blumenau como sede

A cidade foi definida como sede em março de 2013. Para receber os Jasc, Blumenau contou com recursos de R$ 1,5 milhão do Governo Estadual. As medalhas e troféus, que serão entregues aos campeões, são inspirados na fachada da Prefeitura de Blumenau, um dos símbolos do município.É a quinta vez que Blumenau sedia a maior competição poliesportiva do Sul do País (1962/79/90 e 2003).

Fonte: Rodrigo Braga/Fesporte

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X