Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 12:27

Joaçaba

Campanha contra o câncer de pele em Joaçaba

Publicado em 25/11/2013 ás08:30

Ambulatório Universitário da Unoesc

Foto: Ambulatório Universitário da Unoesc

No dia 30 de novembro, Joaçaba sediará a 6ª edição local da Campanha Nacional Contra o Câncer de Pele, que é promovida em nível nacional pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O evento será realizado no Ambulatório Universitário da Unoesc, das 9h às 15h, com o apoio da própria Universidade.

Haverá palestra sobre o câncer de pele, abordando prevenção e autoexame, e exames clínicos gratuitos. Para os casos suspeitos de câncer de pele, serão agendadas biópsia, cirurgia ou tratamento. Situações como alergias, micose e infecções não serão tratadas, por não se tratarem do foco da campanha.

Os atendimentos serão feitos por estudantes de Medicina da Unoesc, com a supervisão dos médicos dermatologistas responsáveis pela campanha, os professores Roberto Rheingantz da Cunha Filho, Jussara Quadros e Roberta Richter Zanella.

Agendamento

Serão disponibilizados até 100 atendimentos gratuitos para pessoas de toda a região. Como o número de atendimentos é limitado, os interessados devem ir até as unidades básicas de saúde para fazer agendamento ou ser avaliado como caso suspeito, já que estes últimos terão prioridade.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3551-2177.

Edição de 2012

Na última edição da campanha realizada em nível local, em 2012, foram realizados 98 atendimentos e diagnosticados 26 casos de câncer de pele, um caso de hanseníase e cerca de 15 casos de ceratose actínica (carcinoma de células escamosas confinado à epiderme).

Dentre todos os atendimentos, 20 pacientes foram encaminhados para cirurgia ambulatorial, 30 casos tiveram novas consultas agendadas, nove receberam tratamento clínico, um foi encaminhado para acompanhamento na Unidade da Estratégia Saúde da Família e 34 receberam orientações. Também foram realizadas duas biópcias e duas exéreses (retirada cirúrgica de uma lesão).

Câncer de pele

Conforme divulgado pelos organizadores da campanha, o câncer de pele representa 25% de todos os tipos de tumores malignos diagnosticados na população brasileira. Isso indica que esse tipo de câncer é o mais comum no Brasil. Por outro lado, apresenta um alto índice de cura, com poucas sequelas, quando diagnosticado e tratado precocemente.

É mais comum em pessoas acima dos 40 anos de idade e relativamente raro em crianças e negros. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares e que trabalham em locais a céu aberto, são as principais vítimas.

Fonte: Bruna Santos de Andrade /Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X